Morre aos 74 anos "Seu Leonel", com suspeita de Covid-19 em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Morre aos 74 anos "Seu Leonel", com suspeita de Covid-19 em Aracaju
Autoridades e amigos lamentaram a morte de um lutador pela acessibilidade
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 11/07/2020 10h02 - Atualizado em 11/07/2020 11h58


Morreu na noite desta sexta-feira (10), aos 74 anos, o conselheiro do Soares Clube de Tiro, José Leonel Ferreira Aquino. Internado na UPA Fernando Franco, no Conjunto Augusto Franco, com sintomas da Covid-19, foi transferido para o Hospital de Campanha após três dias, onde faleceu. Servidor do Estado, ele era integrante do Conselho Estadual da PCD e foi eleito em 2018 presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA), responsável pela interlocução entre a sociedade civil e o Governo do Estado na elaboração de Políticas Públicas de acessibilidade e de inclusão.

Conhecido como “Seu Leonel”, o conselheiro sempre lutou em favor da garantia dos direitos das pessoas com deficiência da capital sergipana e era sempre visto nas ruas com a sua cadeira de rodas motorizada e um sorriso largo.

Em uma rede social, o governador Belivaldo Chagas lamentou a morte de quem chamou de amigo. “Quero deixar aqui o meu mais profundo pesar pela morte de José Leonel Ferreira Aquino, de 74 anos. Leonel era um amigo e eu sempre admirei a sua luta pela promoção de direitos para as pessoas com deficiência em Sergipe, um verdadeiro batalhador que dedicava a vida a esta causa. Que Deus conforte a família e o tenha em um bom lugar, porque Leonel merece”, escreveu.

A Secretaria Municipal da Assistência Social postou uma nota de pesar em suas redes sociais:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Assistência Social de Aracaju (@assistenciaaju) em

Em seu portal, a Polícia Militar do Estado prestou condolências à família e escreveu: “À família enlutada apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e respeito pela imensa dor que, com certeza, invade a alma e ultrapassa qualquer entendimento de lógica. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames”.

Outro órgão a se pronunciar foi o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) que também lamentou o falecimento e expressou votos de pesar à família. “José Aquino foi uma pessoa importante na luta por melhorias quanto à mobilidade urbana, era presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA) desde 2018, tinha uma vasta luta pelas pessoas com deficiência (PCDs) em Sergipe e defendia o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/15). Sua missão era aproximar pessoas com deficiência e o Poder Público, no que se refere às ações que promovam acessibilidade e a mobilidade de todos. José Aquino abrilhantava os espaços por onde passava, com sua alegria e sua vontade de fazer o melhor pelas pessoas”.

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por intermédio do presidente Luciano Bispo, também se manifestou em seu portal e lembrou de premiação a Seu Leonel. “Frequentador assíduo da Alese, não perdia uma sessão e era respeitado por deputados e servidores, tendo recebido em 2015 a Medalha do Mérito Superação Flávio Primo, cuja propositura foi de autoria do então deputado Gilson Andrade”.

O deputado federal Laércio Oliveira lamentou a morte de Leonel, destacando seu trabalho. "Leonel foi um grande lutador pela causa dos portadores de deficiência, sempre lembrava que mais de 200 mil sergipanos vivem com isso e buscava oportunidades para conquistar a ampliação dos direitos dos deficientes e sua aplicabilidade. Conversamos muitas vezes sobre como direcionar meu mandato para atender os desejos das pessoas. Perdemos um grande homem, defensor de uma causa importante, e um amigo", disse.

O jornalista Marcio Rocha também lamentou a morte de Leonel. "Perdi um grande amigo, as pessoas com deficiência assim como eu, perderam um dos maiores defensores da nossa causa, e a sociedade perdeu um grande exemplo de ser humano. Tenho muito orgulho de ter convivido com Leonel desde meus tempos de rádio, em uma amizade de quase 20 anos. Ele fará muita falta", comentou. 

O vereador Lucas Aribé se manifestou em suas redes sociais e lembrou que Leonel Aquino sempre foi uma voz respeitada". "Acima de tudo, consciente de que o exercício da cidadania precisa ser diário. Dessa forma, atuou com firmeza em busca da efetivação da acessibilidade nos equipamentos de mobilidade urbana e também na garantia do direito à saúde para as pessoas com deficiência em nosso estado. Aos amigos e familiares, deixo o meu pesar e o sincero desejo de que as consolações do Espírito Santo os alcancem neste momento de dor”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lucas Aribé (@lucasaribe) em

O corpo de Leonel Aquino foi sepultado na manhã deste sábado (11), no cemitério São João Batista. Não houve velório, apenas um cortejo promovido por familiares e amigos.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
26/04/2024  12h00 Profissionais e clínicas credenciadas podem paralisar serviços do Detran
Lally Alves/Divulgação
26/04/2024  11h30 Adoção de Estimação e Aju Animal realizam collab neste sábado
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presos em SE

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado