MP de Sergipe escolhe Orlando Rochadel para concorrer a vaga no CNMP | F5 News - Sergipe Atualizado

MP de Sergipe escolhe Orlando Rochadel para concorrer a vaga no CNMP
Cotidiano 16/01/2015 15h30


O nome do Promotor de Justiça Orlando Rochadel Moreira foi escolhido, na manhã da sexta-feira (16) para concorrer a uma das três vagas destinadas ao MP no Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP.

Rochadel foi Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos e comandou, com zelo, ética e visão futurista, o MP de Sergipe. Na Presidência do Grupo Nacional de Direitos Humanos – GNDH, o Promotor Sergipano desenvolveu Projetos que favoreceram o crescimento dos valores humanos e propiciaram a construção de princípios morais, éticos, sociais, espirituais e de fraternidade.

O nome do Promotor Sergipano será encaminhado ao Conselho Nacional de Procuradores Gerais – CNPG que, também em eleição, escolherá, entre os Membros Ministeriais indicados por cada Estado da Federação, os três novos Conselheiros que representarão o MP dos Estados no CNMP.

Os três nomes mais votados pelo CNPG serão encaminhados ao Procurador-Geral da República. Os indicados deverão ser sabatinados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal e, depois, precisam ser aprovados pelo plenário da Casa. Depois da aprovação, os nomes passam ainda pela sanção da Presidente da República, Dilma Rousseff.

Orlando Rochadel agradeceu aos colegas do MP e ao Procurador-Geral de Justiça, Dr. Rony Silva Almeida, a indicação do seu nome, e ressaltou o importante papel que os Conselheiros do CNMP exercem em defesa do Ministério Público.

“É muito importante que o MP de Sergipe tenha um representante no Conselho Nacional porque Sergipe pode contribuir muito para o aprimoramento da Instituição”, afirmou Dr. Rochadel. Ao falar da sua trajetória profissional, o ex PGJ manteve seu compromisso: “zelar pelo nome do MP e sua autonomia, mantendo o diálogo aberto com todos os Poderes e as demais Instituições”.

O CNMP
O Conselho Nacional do Ministério Público é composto por 14 conselheiros. A composição do CNMP é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato.

O presidente do Conselho é o Procurador-Geral da República. Os conselheiros têm como obrigações participar das reuniões do Plenário e/ou das comissões, quando convocados, com direito à palavra e voto. Cabe a eles, também, elaborar projetos, propostas ou estudos sobre matérias de competência do CNMP.

Fonte: MPE

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
20/05/2024  13h24 Em três anos, Detran de Sergipe concede apenas 72 CNHs Sociais
Programa tinha meta inicial de 1200 permissões para dirigir concedidas por ano
Ascom Sedetec
20/05/2024  12h25 Fapitec/SE lança editais de fomento à pesquisa e ao empreendedorismo feminino
Programa tem como finalidade estimular e orientar a formalização de negócios liderados por mulheres
Reprodução/ CBMSE
20/05/2024  10h08 Bombeiros buscam homem que desapareceu no Rio São Francisco (SE)
Vítima tem 29 anos e está desaparecida desde o domingo (19)
Michel de Oliveira/PMA
20/05/2024  09h48 Prefeitura inicia sorteio de unidades habitacionais do Residencial Mangabeiras
Sorteios acontecerão até o próximo dia 28 no Cine Teatro Hunald Fontes de Alencar
Igor Matias/ Agência Sergipe
20/05/2024  09h43 Mais de 80 vagas são divulgadas pela Secretaria do Trabalho
Há oportunidades para ampla concorrência e afirmativas para mulheres e PcD

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado