MP recomenda que matadouro de Itabaiana só reabra com licença ambiental | F5 News - Sergipe Atualizado

Abate
MP recomenda que matadouro de Itabaiana só reabra com licença ambiental
Durante fiscalizações, foi constatado que estabelecimento estava irregular
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 08/02/2019 13h06 - Atualizado em 09/02/2019 10h18


O Ministério Público de Sergipe recomendou à administração municipal de Itabaiana, nesta sexta-feira (8), que só reabra o matadouro da cidade quando estiver devidamente licenciado pelos órgãos ambientais e atendendo às normas ambientais e sanitárias.

Desde novembro, o matadouro do agreste do estado está fechado por determinação do Município, após a prisão do prefeito afastado Valmir de Francisquinho e de secretários, investigados por desvio de taxas do estabelecimento.

Como noticiado pelo F5 News, marchantes que dependem do local para trabalhar dizem sofrer prejuízos financeiros e perda de mercadorias.

Durante fiscalizações realizadas no matadouro pelos órgãos, foi constatado que o estabelecimento funcionava de modo irregular, sem as licenças da Adema, Emdagro e Vigilância Sanitária e em uma infraestrutura precária, com riscos à saúde da população.

Em reunião, o Município informou que conseguiu cerca de R$ 5 milhões para promover a regularização do matadouro, e iria buscar mais recursos. No entanto, segundo os órgãos, nenhum projeto foi apresentado pela administração. Ainda de acordo com a diretora da Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Denzen, seriam necessários de R$ 8 a 10 milhões para a adequação do local, conforme parâmetros exigidos para o licenciamento.

O MP recomenda que o Município se abstenha de despender qualquer recurso público “sem a certeza de que terá condições financeiras de finalizar o empreendimento com expedição das preditas licenças”, conforme apresente em projetos e planilhas de custos.

Caso a recomendação não seja acatada, o MP pode ajuizar Ação de Improbidade contra a administração municipal, entre outras providências, “inclusive eventual postulação de medidas preventivas; cautelares e repressivas junto ao Poder Judiciário, com pedido de sustação de atos, contratos, convênios, termos de fomento, termos de colaboração ou instrumentos legais congêneres”.

A recomendação foi assinada em reunião pela procuradora Ana Christina Brandi, promotores Antônio Fernandes Júnior, Allana Rachel Costa e Cláudia do Amaral Calmon; pela procuradora jurídica do município, Priscilla Andrade, e pela atual prefeita, Carminha Mendonça.

Mais Notícias de Cotidiano
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Uma das pernas do homem estava fraturada em múltiplos pontos durante o acidente
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
28/04/2024  07h00 Pesquisas avaliam impactos da ação humana nos rios de Sergipe
Estudos avaliam qualidade da água e presença de poluentes
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo
Ela ajudou a projetar Sergipe como artista e atleta da seleção brasileira de Basquete
Ascom Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  16h31 Rainha da altura: Maria Feliciana morre em Aracaju
Aos 77 anos, ela estava tratando uma pneumonia em hospital particular
Freepik/ Ilustrativa
27/04/2024  12h00 Afinal de contas, pode tomar chá de hibisco todos os dias?
O chá de hibisco tem propriedades que ajudam no emagrecimento e previnem doenças. Muitas pessoas se perguntam se o uso pode ser diário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado