MPE quer audiência pública sobre consórcio do transporte coletivo | F5 News - Sergipe Atualizado

MPE quer audiência pública sobre consórcio do transporte coletivo
Cotidiano 27/10/2015 15h49


Da Redação

Após uma reunião com representantes do movimento Não Pago e de uma cooperativa de transporte alternativo, o promotor de Justiça Marcílio Siqueira, responsável pela Fazenda Pública, vai solicitar à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a realização de audiências públicas para discutir a criação do consórcio que vai gerir o sistema de transporte coletivo de Aracaju. O projeto que já está em tramitação na Alese possui inconformidades, segundo o movimento Não Pago.

Para o movimento, a forma como o projeto do consórcio está sendo construído fere os princípios da mobilidade urbana e beneficia apenas a classe patronal. “Além de conter várias irregularidades, é uma mudança de fachada, que não só mantém tudo do jeito como está, como piora ainda mais a vida da população, dos rodoviários, dos transportes alternativos”, afirma o economista e professor Demétrio Varjão, coordenador do Não Pago.

Entre as não conformidades apontadas pelo movimento está a falta de mecanismo de controle social, exclusão de outros modais e serviços alternativos de transporte, além da proposta de que as empresas que operam atualmente sejam indenizadas caso não participem do novo consórcio.

O projeto

O Consórcio vai integrar a administração indireta do Estado e será vinculado aos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Aracaju. O papel do Estado será apenas o de garantir a concessão do serviço de transporte, sem aporte financeiro. O consórcio será gestor de atribuições como a infraestrutura de mobilidade urbana, terminais, estações e demais conexões, sinalização viária, vias, ciclovias, metroferrovias, hidrovias e pontos para embarque e desembarque, além de gerir os instrumentos de controle, fiscalização e a arrecadação de taxas e tarifas.

No começo deste mês, as comissões temáticas da Assembleia aprovaram o PL que regula o transporte da capital criando o Consórcio de Transporte Público Coletivo Urbano da Região Metropolitana de Aracaju (CTM). Os deputados também aprovaram a criação do Conselho Estadual do Transporte (CET). A matéria aguarda votação em plenário.

*Com informações da Alese e Não Pago

Mais Notícias de Cotidiano
Hemose
06/05/2024  18h30 Hemose realiza coleta externa de sangue no município de Tobias Barreto
Ação visa divulgar serviço e melhorar os estoques sanguíneos, nesta terça-feira (7)
Divulgação
06/05/2024  18h00 Aracaju se prepara para receber o maior festival gastronômico do mundo
Será a 18ª edição do Brasil Sabor, no estacionamento do Shopping Jardins
Pixabay/Ilustrativa
06/05/2024  17h43 Suspeito de matar homem com tiro no rosto em Itabaianinha é preso
A polícia também apreendeu a espingarda utilizada para a prática do assassinato
Alese
06/05/2024  17h22 Pai de paciente agride médico durante atendimento no Hospital de Itabaianinha
A informação foi confirmada pela unidade hospitalar e pela SSP, ao F5 News
SES/divulgação
06/05/2024  16h36 Vacina contra a dengue passa será ofertada em mais oito UBS de Aracaju
No total, são 16 unidades de saúde prontas para imunizar crianças de 10 a 14 anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado