MPE vai indiciar criminalmente motorista de microônibus | F5 News - Sergipe Atualizado

MPE vai indiciar criminalmente motorista de microônibus
Motoristas multados por excesso de passageiros responderão na Justiça
Cotidiano 21/07/2015 13h10


Por Elisângela Valença

A Promotoria dos Direitos de Defesa do Consumidor vai indiciar criminalmente os motoristas que praticarem o excesso de passageiros nos microônibus que fazem viagens intermunicipais em Sergipe. A decisão foi comunicada, na manhã de hoje (21), numa audiência pública entre a promotora Euza Missano e representantes de duas cooperativas: Cooperativa de Transporte de Sergipe (Coopertalse) e Cooperativa de Transporte Alternativo de Passageiros de Aracaju (Coopetaju).

“Chegou a hora de dar um basta nesta situação. Já conversamos muito e muitas vezes, chegou a hora de agir para acabar com esta situação que põe vidas em risco, seja para quem viaja em pé, seja para quem viaja sentado”, disse a promotora. Segundo ela, já aconteceram outras audiências para tentar solucionar o problema, mas nada aconteceu.

Segundo Everton Menezes, coordenador de Transporte da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), somente em 2015 já foram aplicadas mais de 1.500 multas para este tipo de transporte, sendo 207 delas por excesso de passageiros referentes a estas duas cooperativas. “São 75 municípios, 800 veículos rodando e mais de 4.00 viagens diárias. Teríamos que ser onipresentes para poder fiscalizar e punir todos que erram. Por isso, contamos com o apoio da população, que pode usar o disque denúncia. É só ligar para 3198-5331 e denunciar o fato”, disse.

As cooperativas informaram que, além do regimento interno, que orienta o cooperado e seus condutores, existe uma comissão de fiscalização para autuar o cooperado que cometa irregularidades. “Esta atitude é bem-vinda pois nos ajudará a fiscalizar e punir quem erra e prejudica a todos. Quando o condutor contratado pelo cooperado chega, nós orientamos e informamos como agir”, disse Valdenis Ferreira, presidente da Coopertalse.

“Nós temos procurado coibir ao máximo estas situações, com orientações, fiscalização e punições, mas infelizmente é um problema cultural. Às vezes o passageiro força a entrada e nós orientamos que o condutor não permita”, disse Isis Almeida, representante da Coopetaju.

Mas a informação mais comum é que o condutor é pressionado pelas empresas e cooperativas a superar a lotação do veículo para lucrar mais. “Isso vai ser fácil de ser discutido quando partirmos para a instrução criminal. No momento que houver a denúncia criminal, em face desse condutor desse veículo que estiver transportando com excesso de passageiros, na própria instrução processual ele irá identificar se há ou não indicação de seus patrões para superlotar o carro. A partir daí, todos os envolvidos serão efetivamente responsabilizados”, disse a promotora Euza Missano.

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju
Sinistro aconteceu na madrugada deste sábado (18). Motorista fugiu do local

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado