MPF e MPE são contra instalação de usinas para incinerar lixo em SE | F5 News - Sergipe Atualizado

MPF e MPE são contra instalação de usinas para incinerar lixo em SE
Eles consideram prática "extremamente prejudicial ao meio ambiente"
Cotidiano | Por F5News 11/07/2018 18h30 - Atualizado em 11/07/2018 19h34


Através de ofício enviado à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), à Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e ao governador Belivaldo Chagas, os ministérios públicos Federal e Estadual rejeitaram a possibilidade de instalação de usinas para incineração de lixo em Sergipe.

Na avaliação das instituições, pela procuradora da República Lívia Tinôco e o promotor de Justiça Carlos Rabelo, a medida não condiz com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e provoca diversos impactos ecológicos, econômicos e sociais. Eles apontam que a prática é extremamente prejudicial ao meio ambiente, podendo liberar substâncias que provocam poluição da atmosfera e do solo, rios, lagos e lençóis freáticos.

“A respiração do ar poluído e a ingestão de alimentos contaminados pela população são exemplos dos prejuízos da medida à saúde pública. Além disso, o não-reaproveitamento de resíduos recicláveis provocaria mais exploração de recursos naturais para a extração de matérias-primas”, afirma o MPF.

Conforme o documento, a incineração de resíduos sólidos também causa impacto negativo na economia ao inviabilizar uma medida sustentável que é a coleta de materiais recicláveis, afetando as famílias que necessitam desse trabalho. “Com a incineração, todas as pessoas envolvidas no processo de coleta seletiva e da reciclagem seriam excluídas do processo e perderiam suas fontes de trabalho e renda”, argumenta a instituição.

Em nota, o Governo do Estado informa que também é um aliado das instituições no combate à instalação dessas usinas e que prioriza o cumprimento do PNRS, com o objetivo de erradicar os lixões em Sergipe e de construir aterros sanitários. Ao tempo que as ações estão focadas em projetos de futuros aterros, em parceria com o MP.

“Não existe nenhuma usina licenciada por órgão estadual. Atualmente, através do Programa Águas de Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está em vias de contratar uma empresa para estudos de locação para a construção dos aterros sanitários. Inclusive a Semarh firmou termo de Cooperação Técnica com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e o Consórcio Público do Agreste Central (CPAC), por meio da Portaria Conjunta n º 01/2018 – Agrese – CPAC – Semarh – Adema, para constituição de Comissão Especial Mista de Trabalhos para Elaboração de Procedimentos de Manifestação de Interesse – PMI, com o objetivo de proporcionar a realização de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica para a Gestão de Resíduos Sólidos da região compreendida pelos Municípios que integram o CPAC. A 1ª fase foi finalizada com a solenidade de assinatura do Edital de Chamamento Público de Estudos nº 04/2018, em 28 de junho último, no Palácio dos Despachos do Governo. Nesta proposta, a tecnologia com o uso de incineração está vedada. O Governo do Estado parabeniza o MPE e o MPF por essa iniciativa, pois a incineração do lixo fere tudo o que está estabelecido na PNRS nº 12.305/2010”, completa a nota.

*Com informações do MPF e da ASN

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado