MPSE instaura inquérito para verificar nível de agrotóxicos em alimentos | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
MPSE instaura inquérito para verificar nível de agrotóxicos em alimentos
Foi estabelecido o calendário de um ano para as coletas e os exames nos produtos
Cotidiano | Por F5 News 17/08/2023 15h45


Um Inquérito Civil foi instaurado pelo Ministério Público de Sergipe, para apurar o grau de contaminação por agrotóxicos em produtos alimentícios em Sergipe. Segundo o órgão, o procedimento tem o objetivo de dar transparência e informar a população sobre as condições dos alimentos que vão para as mesas das famílias, além de adotar providências nos casos de eventuais excessos quanto aos limites legais nos níveis dessas substâncias.

No decorrer do Inquérito Civil, foi estabelecido calendário de um ano para coletas e exames em produtos como laranja, acerola, milho, abacaxi e outros gêneros alimentícios, da produção orgânica e convencional, para verificar seu graus de contaminação pelos produtos químicos. 

O trabalho será desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e com o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgãos que fazem o acompanhamento da produção agrícola em Sergipe.

Através de um programa de informática gerido pela Emdagro, as instituições vão acompanhar a emissão de receitas de agrotóxicos aplicados na agricultura, fazendo um rastreamento e uma estatística dos produtos mais utilizados no estado. 

Caberá ao ITPS receber os produtos coletados pela Emdagro e realizar os exames laboratoriais, utilizando um espectrômetro de massa para identificar quais possíveis defensivos agrícolas podem ser identificados nos alimentos e qual as respectivas concentrações.

Ainda de acordo com o MPSE, a contaminação de produtos alimentícios por agrotóxicos pode apresentar uma série de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, a exemplo das toxidades aguda e crônica, com sintomas como náuseas, dores de cabeça, convulsões e até mesmo a morte em casos extremos; além de levar a problemas de saúde crônicos ao longo do tempo, como câncer, distúrbios endócrinos, neurológicos e reprodutivos. 

O órgão registra ainda que esses componentes químicos também representam perigo para o meio ambiente, com contaminação da água, perda de biodiversidade e resistência de pragas.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
14/05/2024  18h18 Polícia indicia três pessoas por bullying e ameaça em Monte Alegre
Erick O'Hara/ Ilustrativa
14/05/2024  18h06 Prefeitura de Aracaju anuncia concurso para professores com 425 vagas
Adilson Andrade
14/05/2024  17h48 UFS divulga 2ª lista de aprovados no Sisu 2024 e abre pré-matrícula
BPRv/Reprodução
14/05/2024  17h05 Motociclista fica ferido após colisão traseira na SE-100 em Estância
Gilvan Rocha/Agência Brasil
14/05/2024  16h13 Campanha do IFS arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado