Mulheres vítimas de violência participam da Semana pela Paz em Casa | F5 News - Sergipe Atualizado

Mulheres vítimas de violência participam da Semana pela Paz em Casa
Cotidiano 07/03/2016 13h30


Por Fernanda Araujo

Audiências concentradas, orientação profissional, elaboração de currículos, maquiagem e informações sobre saúde bucal para as mulheres vítimas de violência são as ações desenvolvidas na 4º Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, nesta segunda-feira (07), através da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, em parceria com a Fundat e o Sesc/Senac.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, dia 8, as atividades de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher estão sendo realizadas no Juizado de Violência Doméstica, do Fórum Gumersindo Bessa. Amanhã, haverá panfletagem e peça teatral alusiva ao tema nos sinais no cruzamento da avenida Desembargador Maynard com Pedro Calazans, e exposição de fotografias na Universidade Tiradentes.

O evento, que acontece até sexta-feira (11), tem o objetivo de divulgar os trabalhos e projetos da Coordenadoria, além de chamar atenção da sociedade aos diversos casos que ainda persistem no país e enfrentá-los. Para a assistente social da Coordenadoria, Shirley Amanda Maria 

Santos Leite (ao lado), a sociedade ainda precisa ser sensibilizada para identificar o ciclo de violência como uma ação de prevenção e educação.

 “Estamos fazendo esse trabalho junto às mulheres vítimas para que elas possam tomar atitude, ser despertadas, se ver dentro desse ciclo de violência e denunciar (pelo 180). Não apenas as mulheres, mas também os homens que presenciam mulheres sendo violentadas. Conforme a lei, a violência não é só física, mas também psicológica, moral e patrimonial”, explica Shirley Amanda.

Segundo a Juíza Coordenadora da Mulher, Isabela Sampaio Alves Santana (abaixo), a Semana vai priorizar a tramitação, julgamento e realização de júris dos processos que envolvem violência doméstica contra a mulher, em todas as Comarcas do Estado. “Além disso, o outro foco é o diálogo com a sociedade civil, através de ações institucionais como debates, palestras, distribuição de material informativo e apresentação de teatro na rua”, afirma a magistrada.

No encerramento, será realizado um encontro com os órgãos que fazem parte do sistema de garantias com o tema “Tecendo a rede, construindo laços para o enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”. Terá a participação da Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público, a Secretaria de Inclusão Social e a OAB, com o objetivo de traçar uma estratégia conjunta.

“Essas atividades contribuem também para criar mais políticas públicas, trabalhar de forma articulada com os conselhos, juizados etc, intensificando a rede de atenção. A principal ação da Coordenadoria é como política pública, o Estado tomando para si a responsabilidade também, de sensibilizar a população, prevenir, dar assistência, sendo como os pilares do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica”, completa a assistente social. 

Fotos (principal e 1): Fernanda Araujo/F5 News

Foto 2: Assessoria de Comunicação TJSE

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado