“Não houve tratativas” diz SMS sobre contratar serviços infantis ao HU | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde pública
“Não houve tratativas” diz SMS sobre contratar serviços infantis ao HU
Segundo a secretaria, maternidade no 17 de março está em processo de finalização
Cotidiano | Por F5 News 24/11/2022 08h11 - Atualizado em 24/11/2022 14h39


No último domingo (20), a vereadora de Aracaju Sheyla Galba (Cidadania) levantou uma discussão em relação à não contratualização das vagas de leitos pediátricos do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por parte da administração municipal. 

Em um vídeo publicado na sua rede social, ela afirmou: “Tem uma criança internada no Hospital Santa Isabel, precisando ser transferida para UTI do Huse, mas isso não acontece por falta de vaga. Enquanto isso, temos vagas no HU de Aracaju, mas nem a prefeitura, nem o estado contratualizam a prestação do serviço”. 

O F5 News consultou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju para entender a situação. De acordo com a pasta, não houve tratativas a respeito de contratualização municipal de leitos da unidade materno-infantil do HU.

Segundo nota enviada ao portal, a SMS alegou que “mantém contrato com o Hospital Santa Isabel nas áreas de pediatria e obstetrícia com atendimento de urgência e internamento”, e que já está sendo finalizado o processo de contratação da empresa que irá administrar a maternidade municipal, localizada no bairro 17 de Março, que terá capacidade para realizar até 500 partos por mês. 

Ainda de acordo com a Secretaria, cabe ao HU viabilizar o funcionamento de sua unidade de atendimento. O F5 News também entrou em contato com o hospital universitário, que afirmou apenas que a questão deveria ser questionada diretamente ao município de Aracaju. 

O que significa o processo de contratualização?
É uma formalização contratual prevista para a oferta de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, um gestor municipal ou estadual contrata os serviços de uma instituição de saúde - preferencialmente pública ou sem fins lucrativos - para oferecer novos atendimentos à população ou ampliar aqueles já existentes. 

No caso do HU-UFS/Ebserh/MEC, a contratualização permite também a ampliação do campo de práticas para alunos da graduação e pós-graduação e para pesquisadores da universidade.

Unidade materno-infantil do HU-UFS
A Unidade Materno Infantil foi inaugurada em setembro de 2021, em Aracaju. Ela possui cinco andares para realizar procedimentos ambulatoriais e hospitalares.

Atualmente, o térreo do prédio abriga o Ambulatório da Saúde da Mulher, que conta com oito salas de consultório e oferece as especialidades ginecologia, obstetrícia, cardiologia e endocrinologia para gestantes, além de fisioterapia uroginecológica. As pacientes também podem marcar e realizar alguns exames ginecológicos.

Ainda no prédio, no terceiro andar, funciona a enfermaria hospitalar de pediatria, com 14 leitos ativos. Para a operação plena dos demais andares, aguarda-se o resultado de tratativas para contratualização dos serviços com o gestor local do SUS, que pode ser municipal ou estadual.
 

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado