Nasce a Esperança: Justiça determina concessão de auxílio moradia | F5 News - Sergipe Atualizado

Nasce a Esperança: Justiça determina concessão de auxílio moradia
Cotidiano 05/11/2015 16h48


A juíza da 18ª Vara Cível, Christina Machado Silva, deferiu o pedido da Defensoria Pública, para que a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado de Sergipe disponibilizem, por prazo indeterminado, uma localidade digna, como também concedam auxílio moradia para cerca de 200 famílias que estão alojadas na ocupação “Nasce a Esperança”, no Bairro Santa Maria, zona Sul da Capital sergipana. 

As famílias invadiram uma área privada há alguns meses no final de linha do Bairro Santa Maria, e mesmo com o prazo de ordem da reintegração de posse dada pelo oficial de justiça da Prefeitura de Aracaju ter terminado há algum tempo, as famílias continuam resistentes no local.

O defensor público e coordenador do Núcleo de Bairros, Alfredo Nikolaus, enfatiza que as famílias estão na iminência de serem desalojadas sem ter para onde ir por conta de uma ação de reintegração de posse.  “O relatório realizado no dia 16 de Setembro, pelo Centro Integrado de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública do Estado, comprova que 167 famílias estão em extrema vulnerabilidade social. De acordo com o laudo social, observa-se que as famílias não possuem condições de arcar com despesas de aluguel, existindo no local diversas crianças, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, aumentando a gravidade de possíveis doenças em virtude da falta de saneamento básico”, disse.

  “Diante da inércia dos poderes executivos municipal e estadual, haja vista que o fato é publico e notório, segundo a jurisprudência consolidada do STF cabe ao poder judiciário suprir essa omissão do executivo em implementar uma política pública de moradia”, complementou o defensor público.

Para um dos líderes do movimento, Flaviano Cardoso, a ação movida pela Defensoria Pública demonstra mais uma vez que a população pode contar com a instituição.  “A Defensoria está sempre em defesa dos mais carentes e o judiciário tem entendido da mesma forma o direito à moradia. O auxílio é muito importante, uma vez que os ocupantes são carentes de amparo e assistência do poder público com relação à saúde, educação e outros direitos básicos. A decisão veio em boa hora e hoje podemos comemorar graças à Defensoria Pública”, destacou.

O F5 News entrou em contato com as Secretarias da Assistência Social do Município e do Estado, porém afirmaram que ainda não foram notificados e por isso ainda não vão se pronunciar sobre o assunto. , e logo após isso acontecer irão pronunciar sobre assunto.

*Com informações da Defensoria Pública do Estado de Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado