No dia da prevenção ao afogamento, três jovens vivem drama em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
No dia da prevenção ao afogamento, três jovens vivem drama em Aracaju
Adolescentes de 14 e 16 anos estão desaparecidos, criança de 11 anos foi resgatada
Cotidiano | Por F5 News 25/07/2023 16h25 - Atualizado em 25/07/2023 16h37


O Dia da Prevenção ao Afogamento - 25 de julho -, que deveria ser marcado por conscientização e segurança em rios, lagos e mares, se tornou cenário de uma terrível tragédia na Orla de Atalaia, em Aracaju, Sergipe. Três pessoas foram vítimas de afogamento nesta terça-feira (25), e duas delas permanecem desaparecidas, sendo ambos adolescentes.

A ocorrência envolveu ainda uma criança de 11 anos que, com os adolescentes de 14 e 16 anos, foi surpreendido por uma situação de risco enquanto aproveitavam o banho.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), a criança de 11 anos foi encontrada e precisou ser reanimada na praia por equipes de resgate. Entretanto, prossegue a busca pelos adolescentes. 

O menino de 11 anos que foi resgatado, ao recobrar a consciência, perguntava: "cadê meu irmão? ele estava comigo, ele me salvou", relatou ao F5 News o assessor de Comunicação dos CBMSE, coronel Jairo Cruz. 

Afogamentos

O Dia da Prevenção ao Afogamento, 25 de julho, busca conscientizar sobre os perigos associados a corpos d´água e a necessidade de adotar medidas preventivas para evitar acidentes e tragédias. 

O afogamento é uma das principais causas de morte por acidentes em muitas partes do mundo, especialmente entre crianças e jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, mais de 370 mil pessoas morrem afogadas globalmente. Além disso, para cada óbito, há cerca de cinco pessoas que sofrem lesões graves em acidentes aquáticos.

Dados da Associação Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) revelam que a média de mortes dessa natureza em 2022 foi de 6 mil. Quase metade das ocorrências são registradas durante o verão. Ainda de acordo com a Sobrasa, o consumo de bebidas alcoólicas e outras atitudes imprudentes em ambientes aquáticos como rios, mar, piscinas e cachoeiras aumentam os riscos.

O tenente Antônio Dória, que integra a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento de Sergipe (GBS), destacou a importância da data e da realização de ações preventivas e de alerta em relação ao afogamento.

“A prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar afogamentos e salvar vidas, inclusive no ambiente doméstico. A principal causa de mortes entre crianças de um a cinco anos são os afogamentos. Por isso é importante que locais como caixas d’água, lavanderias, cisternas, ou até mesmo baldes, permaneçam tampados”, destacou o bombeiro.

O tenente Dória ressaltou ainda algumas outras medidas que podem ajudar a prevenir esse tipo de ocorrência, muitas vezes fatal: priorizar áreas de banho que tenham supervisão de guarda-vidas, não nadar depois de ingerir bebida alcoólica, se manter com água no nível da linha da cintura, no máximo, e sempre acompanhar as crianças em ambientes aquáticos.

Estatística

Em Sergipe, de 1º de janeiro até 25 de julho, foram registrados 23 mortess por afogamento. Durante todo ano de 2022, foram 25. 

Em relação aos resgates feitos pelas equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSE durante o ano passado, foram registrados 38 afogamentos não fatais. 

Desde o início deste ano, segundo o CBMSE, houve nove afogamentos não fatais e 23 mortes.

De acordo com a Assessoria de Comunicação dos bombeiros, esses números podem ser ainda maiores, uma vez que em alguns casos a corporação não é acionada.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 inscrições ambulantes se inscrevem para venda
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
18/05/2024  08h33 Sergipe tem sete municípios em situação de emergência

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado