Número de menores alcoolizados no Forró Caju chama atenção do Samu | F5 News - Sergipe Atualizado

Número de menores alcoolizados no Forró Caju chama atenção do Samu
O serviço já atendeu 60 pacientes com menos de 18 anos
Cotidiano 25/06/2015 20h30


Por Will Rodrigues

O grande número de crianças e adolescentes atendidos com o quadro de coma alcoólico durante o Forró Caju deste ano tem chamado a atenção da superintendente estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição Mendonça (foto).

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (25), a enfermeira informou que, até o momento, 60 menores de 18 anos já foram atendidos com sintomas de alcoolismo na festa, desses 18 tinham menos de 14 anos.

O número representa 20% do total de atendimentos que já foram realizados pelo Serviço no Forró Caju 2015 e é motivo de preocupação. “É terrível pegar uma criança de dez anos alcoolizada dentro de uma festa da magnitude do Forró Caju. O organismo de uma criança é muito sensível”, pontuou Conceição Mendonça.

A superintendente informou ainda que nestes casos o Samu tem atuado em parceria com o Conselho Tutelar, que se responsabiliza pelos menores depois que são atendidos.

Conforme o balanço parcial apresentado pelo Samu Sergipe, as equipes assistenciais de plantão no Forró Caju já realizaram mais de 320 atendimentos. “Do total de atendimentos, 90% relacionados a alcoolismo e 10% a traumas. Apenas 4% foram removidos para a rede hospitalar, 1% para o Huse (Hospital de Urgências de Sergipe). O que nos chamou a atenção foi a prevalência alta de alcoolismo em mulheres e em adolescentes”, detalhou Mendonça.

O Samu Sergipe elaborou um plano de contingência para a cobertura dos festejos juninos realizados este ano, onde situações relacionadas à necessidade de atenção pré-hospitalar em diversos municípios estão sendo monitoradas e equipes assistenciais são deslocadas para festejos no interior do Estado.

Apesar da operação especial, a superintendente reforça que o cidadão poderá utilizar normalmente o 192 de qualquer localidade do Estado. Para isso, foi adotado um modelo geocêntrico de distribuição das viaturas, em que a equipe mais próxima do local da ocorrência é deslocada para realizar o atendimento pré-hospitalar. “Estamos com as equipes preparadas para dar uma resposta rápida a qualquer situação de emergência”, assegurou Conceição.

Foto principal: Divulgação Ascom SMS

Foto2: Will Rodrigues/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
03/05/2024  07h49 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta sexta (3)
Capital deverá ter tempo instável e chuvas intensas ao longo do dia
SSP
03/05/2024  07h34 Foragido da Justiça por furto e homicídio é preso no Novo Paraíso
Prisão aconteceu durante abordagem de rotina nesta quinta-feira (2)
Fernando Augusto/Coderse
03/05/2024  07h15 Governo do Estado passa a administrar a Ceasa em Aracaju
Coderse assume gerência em atendimento à conciliação judicial motivada pelo MPE
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado