Nutricionista dá dicas de alimentação para o verão | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Nutricionista dá dicas de alimentação para o verão
Além de comer de forma saudável, é preciso cuidar da conservação e armazenamento 
Cotidiano | Por F5 News 30/12/2023 09h00 - Atualizado em 30/12/2023 10h46


O verão chegou e as temperaturas já estão lá em cima. Isso exige uma série de cuidados com a saúde - entre eles, a alimentação ocupa uma função importante. Além de comer bem e de maneira saudável, é preciso equilibrar o cardápio com as necessidades da estação para evitar problemas nos dias mais quentes do ano. E sem se esquecer, é claro, da hidratação. 

A nutricionista Juliana Souza explica que durante o verão diminui o metabolismo basal (a quantidade de energia necessária para a manutenção das funções vitais do organismo ao longo de 24h). Desta forma, se reduz a necessidade calórica do corpo para as atividades diárias. Por isso, ela destaca a importância de ajustar a alimentação às demandas do clima quente. 

"Isso pode resultar em menor sensação de fome, alertando para a importância de não prolongar os períodos sem se alimentar", esclareceu. Para garantir uma alimentação equilibrada e de fácil digestão, a profissional recomenda: "Priorize alimentos leves, como verduras, legumes, frutas e carnes magras (peixes, peito de frango, maminha, músculo, patinho) preparadas de forma saudável, como cozidas, assadas ou grelhadas".

Outra dica é evitar alimentos gordurosos, como carnes com pele, carnes de porco e opções fritas, que além de calóricas, não se harmonizam com o clima quente. A sugestão é focar na ingestão de frutas, verduras e legumes, que não só oferecem nutrientes essenciais, mas também são refrescantes e ideais para combater as altas temperaturas. 

Mas não pense que é só se esbaldar na salada de qualquer forma. Até mesmo para o consumo desses alimentos é preciso ter cuidado e seguir algumas orientações, alinhando-se ao que pede a estação. "Evite molhos à base de maionese e opte por alternativas mais saudáveis, como molhos à base de azeite, limão e ervas desidratadas", propôs a nutricionista.

Hidratação
Juliana Souza ressalta a relevância da hidratação durante os dias quentes: "O aumento da temperatura corporal e da transpiração excessiva resulta em perda de líquidos e sais minerais. Por isso é importante aumentar o consumo de líquidos como água mineral, sucos naturais da fruta sem adição de açúcar, chás e água de coco - esta, por exemplo, é um isotônico natural que auxilia na reposição de sais minerais", explicou.

"A preferência é que as bebidas estejam geladas para melhorar a hidratação. Para aquelas pessoas que possuem dificuldade, que não gostam de beber água, a dica é saborizar com uma fruta que goste. Por exemplo: pode adicionar na água rodelas de abacaxi, morango, limão, gengibre, hortelã, canela em pau ou fazer um mix com as frutas e especiarias que mais agradar", completou.

A nutricionista salienta a necessidade de atenção especial para idosos e crianças, grupos mais suscetíveis à desidratação. Para esse grupo, é possível optar por sorvetes, frozens e smoothies. Outro cuidado é voltado para os adeptos do consumo de bebidas alcoólicas. "Apesar de serem líquidos, são bebidas calóricas, com efeito diurético, comprometendo a hidratação”, orientou. Ou seja, nada de exageros. 

Conservação
No contexto de festas e passeios, Juliana recomenda cautela redobrada com a conservação dos alimentos, evitando contaminações. "Devemos ter cuidado, pois o verão é um clima propício para quadros de intoxicação alimentar, visto que o ambiente mais quente e úmido favorece o crescimento de fungos e bactérias. Para prevenir contaminações, é importante que os alimentos estejam em conservação adequada", alertou. 

"É um período em que muitos vão à praia ou organizam festinhas em casa, ao redor da piscina. Nesses locais, devemos ter cuidado com os alimentos, mantendo-os refrigerados. Carnes e peixes devem ser mantidos congelados, bem acondicionados, em recipientes próprios. Se estiverem na praia e for comprar algum alimento, observar as condições de higiene do local, as condições de armazenamento dos alimentos, bem como o cheiro e o sabor deles", complementou a nutricionista.

Durante o preparo, o conselho é evitar contaminação cruzada por facas e tábuas usadas em outras preparações. No cozimento, deixar cozinhar bastante e após esfriamento, guardar em geladeira ou freezer, dependendo do caso. Na ausência de cuidados com os alimentos, os indivíduos podem adquirir gastroenterites que poderão ocasionar em diarreia, vômitos, desidratação e mal-estar. 

"As hortaliças e frutas devem ser mantidas sob refrigeração e quando consumidas, serem lavadas em água corrente e deixadas de molho em solução clorada. Para esta, deve-se utilizar hipoclorito de sódio específico para alimentos que podem ser encontrados em supermercados e são distribuídos pelos órgãos de saúde municipais", explicou Juliana. 

Seguindo essas valiosas dicas, certamente será possível desfrutar do verão de maneira saudável e segura, aproveitando ao máximo as delícias da estação sem abrir mão da saúde e do bem-estar.

Mais Notícias de Cotidiano
Defesa Civil
15/05/2024  20h43 Governo faz relatório buscando soluções de problemas das chuvas em Sergipe
Divulgação
15/05/2024  19h00 CASACOR Sergipe anuncia datas de sua quarta edição
Ilustrativa
15/05/2024  18h12 Suspeito de estupro de vulnerável é preso em Riachão do Dantas
Daniela Luquini/ Apex Brasil
15/05/2024  18h06 "Somos gigantes na matriz energética", destaca Fábio na Comissão da União Europeia
PRF/ Reprodução
15/05/2024  18h05 PRF fiscaliza ônibus escolar adulterado na BR-101 em Nossa Senhora do Socorro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado