Nutricionista de Sergipe explica riscos de comer alimentos fora da validade | F5 News - Sergipe Atualizado

Segurança alimentar
Nutricionista de Sergipe explica riscos de comer alimentos fora da validade
Ela mostra que, mesmo apresentando boa aparência e aroma, eles devem ser evitados
Cotidiano | Por F5 News 01/10/2023 11h00


É certo que todos os alimentos - perecíveis e não perecíveis - que são consumidos pela população têm seus prazos de validade, a fim de garantir a segurança alimentar. O que se sabe é que, até as datas limites definidas para a ingestão, os alimentos não apresentam alterações nutricionais e não oferecem risco de doenças infecciosas. Ao passarem da validade exposta nos respectivos rótulos, entretanto, podem causar danos à saúde de quem os ingere. 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o prazo estipulado nos rótulos se refere ao período em que o alimento permanece seguro e adequado ao consumo, quando armazenado de forma correta. 

“Consumir um alimento vencido pode até parecer inofensivo, ainda mais se sua aparência estiver boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde às pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarréia, infecção alimentar, vômitos e náuseas”, disse a nutricionista Marcela Mori ao F5 News

Segundo ela, além da intoxicação alimentar - uma consequência séria -, há outros resultados negativos. “Os alimentos que estejam vencidos podem causar infecções e doenças bacterianas, como o botulismo. A gravidade do que pode acontecer ao comer um alimento estragado varia de uma pessoa para outra, pois depende da imunidade de cada organismo”, acrescenta Marcela Mori.

Um mito apregoado por parte da população é que existem alguns produtos seguros mesmo após o vencimento, como arroz, macarrão e temperos. Mas na realidade não existe segurança na ingestão destes e de nenhum outro tipo de alimento cuja respectiva validade foi ultrapassada.

Ainda maior atenção à validade

Os produtos perecíveis estão mais propícios ao apodrecimento em temperatura ambiente, sendo que o calor e o acondicionamento em espaço fechado, sem refrigeração, podem contribuir para aumentar a velocidade do processo de substituição de suas propriedades benéficas por riscos.

O que faz com que os alimentos entrem na categoria de perecíveis é a quantidade de água que contém - quanto mais há presença dela, mais rápida a sua decomposição. 

F5 News lembra alguns exemplos cujo consumo pode causar sérios danos à saúde, se não houver observância aos respectivos prazos de validade. Confira.

- Peixes e frutos do mar;
- Carnes;
- Alimentos cozidos;
- Leite e derivados;
- Ovos.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
14/05/2024  18h18 Polícia indicia três pessoas por bullying e ameaça em Monte Alegre
Erick O'Hara/ Ilustrativa
14/05/2024  18h06 Prefeitura de Aracaju anuncia concurso para professores com 425 vagas
Adilson Andrade
14/05/2024  17h48 UFS divulga 2ª lista de aprovados no Sisu 2024 e abre pré-matrícula
BPRv/Reprodução
14/05/2024  17h05 Motociclista fica ferido após colisão traseira na SE-100 em Estância
Gilvan Rocha/Agência Brasil
14/05/2024  16h13 Campanha do IFS arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado