O que fazer se a dose de vacina não apareceu no cartão online? | F5 News - Sergipe Atualizado

Covid-19
O que fazer se a dose de vacina não apareceu no cartão online?
F5News buscou dados no Ministério da Saúde e Secretarias de Sergipe e de Aracaju
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 11/05/2022 16h30 - Atualizado em 12/05/2022 11h44


Obrigatório para entrar em eventos, repartições públicas e para participar de determinados eventos, o comprovante de vacinação tornou-se um documento ainda mais necessário na rotina do brasileiro, mas o que fazer quando os dados do cartão online não estão corretos?  

“Quando fui procurar, não estava lá a minha terceira dose”, disse o estudante de odontologia Caio Calazans. Ele procurou o aplicativo Conecte SUS quando tentava entrar em um evento musical na semana passada. 

Já a jornalista e publicitária Gileide Barbosa não consegue acessar os dados da sua primeira dose recebida, apesar de constarem a segunda e a terceira normalmente.

Ministério da Saúde 

O F5 News entrou em contato com o Ministério da Saúde (MS). A pasta informou em nota que esses casos devem buscar o local de vacinação ou as secretarias de Saúde para solicitar o registro ou correção e envio de seus dados à rede.

O MS também alerta que todas as plataformas de registro, recebimento e disponibilização de dados da vacinação contra a Covid-19 estão em pleno funcionamento e que o aplicativo Conecte SUS espelha exatamente os registros inseridos pelos estados e municípios na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). 

Segundo o Ministério, a responsabilidade do envio dos registros para o sistema de informação integrado do RNDS é dos estados e municípios, conforme legislação da área.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju 

De acordo com a SMS, alguns dados apresentam inconsistências. Nesses casos, o usuário pode tirar dúvidas por meio do canal criado pela SMS, via WhatsApp, pelo número (79) 98113-5160, ou pela ouvidoria do Ministério da Saúde, 136.

A pasta informou que os dados de vacinação são inseridos no prontuário eletrônico do usuário no momento da imunização, exceto no Carro da Vacina e no ponto do Parque da Sementeira, que são ligados às Unidades Básicas de Saúde e os dados podem levar entre cinco e sete dias para serem lançados.

O F5 News também entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, segundo a qual "os municípios são responsáveis por encaminhar os dados ao sistema do MS; Eles têm inclusive canais para auxiliar à população”. 

Estagiário sob supervisão da jornalista Monica Pinto

Edição de texto: Monica Pinto
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