OAB reúne faculdades de Sergipe para discutir mudanças no Fies | F5 News - Sergipe Atualizado

OAB reúne faculdades de Sergipe para discutir mudanças no Fies
Cotidiano 30/06/2015 16h15


O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Augusto Monteiro, se reuniu com diretores de instituições de ensino superior de Sergipe para discutir as alterações nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), realizadas em dezembro do ano passado. Em reunião que teve no último mês de março com o diretor da Faculdade Estácio Fase, Paulo Rafael Monteiro, o presidente da Ordem garantiu avaliar o tema.

Reiterando o compromisso da OAB com a defesa dos direitos da sociedade, o presidente Carlos Augusto discutiu com as instituições de ensino de Sergipe sobre as mudanças no Fies. De acordo com os diretores, as alterações são extremamente prejudiciais aos estudantes. Para eles, as alterações no Fies foram unilaterais e pegou de surpresa os estudantes e as instituições de ensino de todo o Brasil.

O professor Paulo Rafael Monteiro, diretor da Faculdade Estácio Fase, reiterou a importância de disseminar o assunto entre a sociedade sergipana. “O impedimento do acesso ao Financiamento Estudantil é uma preocupação que todo cidadão deve ter”, disse. “As mudanças nas regras do Fies atingem, sobretudo, o aluno que deseja fazer um curso superior e não tem condições financeiras para tal. O estudante é o principal ator desse processo e é o principal prejudicado. A falta de financiamento é a frustração do sonho de uma mudança social em um país tão desigual”, completou Paulo Rafael.

Segundo André Tavares Andrade, superintendente administrativo financeiro do Grupo Tiradentes, o sonho de muitos brasileiros de cursar o ensino superior foi frustrado pelas mudanças no Fies. “A decepção dos alunos foi o maior impacto das alterações. Muitos deles, com objetivos e sonhos, planejaram cursar o ensino superior e, sem a ajuda do Fies, não terão condições de realizá-los. É necessário sensibilizar o Governo Federal para melhor adequação nas regras do Fies”, defendeu.

Ionaldo Vieira Carvalho, diretor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – Fanese, defende que as novas regras do Fundo de Financiamento afetam a todos. “Algumas faculdades, por exemplo, tem 50 ou 75% de seus alunos financiados pelo Fies. As mudanças impedem o acesso dos alunos às faculdades e, nós, diretores de instituições de Ensino Superior, somos impedidos de honrar o nosso compromisso com a educação”, pontuou.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
O publicitário Antônio Paulo Araújo estava no público histórico que assistiu ao show da diva pop
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Colisão envolvendo três veículos e uma moto aconteceu durante perseguição a suspeito de tráfico
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado