Odonto: possíveis falhas no projeto de engenharia serão apuradas | F5 News - Sergipe Atualizado

Odonto: possíveis falhas no projeto de engenharia serão apuradas
Órgãos descartam excesso de peso como possível causa do acidente
Cotidiano 09/10/2017 11h16 - Atualizado em 09/10/2017 14h12


Por Fernanda Araujo

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e as Defesas Civis Estadual e Municipal apuram o que teria causado o desabamento de parte de um dos camarotes da Odonto Fantasy, na madrugada de domingo (8), na zona de expansão de Aracaju. Entre as hipóteses, os órgãos apontam instabilidade do terreno, corrosão da estrutura metálica ou erro na montagem da estrutura em desacordo com os critérios do projeto apresentado pela organização da festa.

Para as instituições, a superlotação de pessoas no camarote não teria sido a causa do rompimento. Segundo a Defesa Civil de Aracaju, conforme toda a documentação recolhida antecipadamente ao evento, a estrutura do palco e do camarote teria sido submetida ao teste de carga que é feito por um engenheiro contratado pela organização da festa. O teste consiste em simular que a estrutura tenha segurança para receber o público para qual foi dimensionada, neste caso de quase 3 mil pessoas, com capacidade de resistir a impactos e evitar colapso na sua capacidade máxima.

“O teste é submetido à força de 500 kg de carga a cada metro², é como se estivessem três pessoas em um metro² e essas três tivessem aproximadamente 200 kg. Isso sendo feito, a segurança é garantida. Por isso, a sobrecarga é algo improvável. Porém, a gente vai acionar o CREA para saber da competência dos engenheiros e se de fato o teste de carga foi realizado em toda a estrutura de palco e camarote”, disse o coronel Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual.

Em coletiva nesta segunda-feira (9), a Defesa e o Corpo de Bombeiros afirmaram que anteriormente à festa toda a documentação pertinente ao evento foi exigida e entregue corretamente pela organização do evento, a exemplo da avaliação de risco, anotação de responsabilidade técnica, e o projeto de prevenção a incêndio e pânico, atendendo todas as exigências.

Constatado em vistoria, toda a estrutura foi testada por engenheiros técnicos responsáveis, montada no local conforme os projetos apresentados, em seguida, aprovada pelos órgãos. “A parte estrutural realmente é o que traz a possível causa, pode ter sido montada de forma tal que não garantiu naquele caso específico que o peso fosse assegurado. Pela experiência, com certeza tem algo relacionado ao projeto, por isso precisamos do CREA para aprofundar e ver como o projeto foi feito, dimensionado, calculado corretamente”, adianta o comandante do Bombeiros, coronel Erivaldo Mendes (ao lado).

As análises dos órgãos serão levadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para verificar ainda, através de exames laboratoriais, se as armaduras metálicas da estrutura continham ferrugem. “Se a sobrecarga não foi um fator preponderante para o rompimento, numa análise preliminar podemos dizer que houve um rompimento de uma ligação ou algum elemento estrutural se deformou e não atendeu ao esforço”, afirma o engenheiro José Roberto, da Defesa Civil do Estado.

“Ainda é prematuro para tirar conclusões, mas na primeira análise só foi verificado que a estrutura não suportou a carga que foi aplicada naquele momento. Por ser metálica, ela tem elasticidade, então não quebra de maneira abrupta, foi cedendo paulatinamente. Numa altura de 1.60 metros, se caísse de forma abrupta causaria mais danos”, completa o capitão Sílvio Prado (ao lado), coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

As causas do desabamento só devem ser reveladas após perícia que será concluída em até 30 dias.

Fotos: F5 News e Fernanda Araujo

Mais Notícias de Cotidiano
Hemose
06/05/2024  18h30 Hemose realiza coleta externa de sangue no município de Tobias Barreto
Ação visa divulgar serviço e melhorar os estoques sanguíneos, nesta terça-feira (7)
Divulgação
06/05/2024  18h00 Aracaju se prepara para receber o maior festival gastronômico do mundo
Será a 18ª edição do Brasil Sabor, no estacionamento do Shopping Jardins
Pixabay/Ilustrativa
06/05/2024  17h43 Suspeito de matar homem com tiro no rosto em Itabaianinha é preso
A polícia também apreendeu a espingarda utilizada para a prática do assassinato
Alese
06/05/2024  17h22 Pai de paciente agride médico durante atendimento no Hospital de Itabaianinha
A informação foi confirmada pela unidade hospitalar e pela SSP, ao F5 News
SES/divulgação
06/05/2024  16h36 Vacina contra a dengue passa será ofertada em mais oito UBS de Aracaju
No total, são 16 unidades de saúde prontas para imunizar crianças de 10 a 14 anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado