Operários da usina termoelétrica da Barra dos Coqueiros (SE) seguem em greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Operários da usina termoelétrica da Barra dos Coqueiros (SE) seguem em greve
Centenas apoiam a paralisação que se estende desde o início deste mês
Cotidiano | Por Milton Alves Júnior 20/08/2018 09h35 - Atualizado em 20/08/2018 14h54


Trabalhadores que prestam serviços terceirizados para a construção da Usina Termoelétrica em processo de construção no município da Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju, seguem se mobilizando contra possível quebra de acordo coletivo firmado entre operários e o setor empresarial.

De braços cruzados há duas semanas, os manifestantes pressionam os gestores das Centrais Elétricas de Sergipe (CELSE) contra a perspectiva de demissão de 100 trabalhadores, baixa condição de trabalho e falta de qualidade nutricional dos alimentos fornecidos. Os grevistas rejeitam ainda o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços (Sindimont).

Segundo Júlio César Gomes, um dos representantes da classe trabalhadora, cerca de 600 profissionais aderiram ao movimento e aguardam ser recebidos por dirigentes da Celse e General Electric (Grupo GE). “Este sindicato não nos representa. Há tempos nos queixamos desses problemas, mas infelizmente o sindicato não vinha atendendo aos nossos apelos”, disse.

Presente no pleito, os operários denunciam ainda ausência de plano de saúde, jornadas exaustivas e falta de

assistência. Sobre essas queixas, a GE afirmou: "parte dos serviços de montagem da termoelétrica foi paralisada, que compreende os serviços sob a responsabilidade da empresa subcontratada Enesa Engenharia, com efetivo de cerca de 570 empregados”.

Ainda em contraponto, o grupo aproveitou para esclarecer que o encerramento dos contratos citados pelos manifestantes é previsto, pois se tratam de posições temporárias para instalação do projeto. No que se refere aos diálogos, os empresários informaram que os benefícios são discutidos e negociados com a representação legal dos empregados da Enesa, o Sindimont.

Confira a íntegra da nota:

A GE esclarece que, nesta segunda-feira (20 de agosto), houve paralisação das obras de construção da termelétrica liderada por manifestantes da subcontratada Enesa Engenharia. O bloqueio ao acesso principal da termoelétrica impediu a entrada dos empregados das demais subcontratadas que trabalham na obra e que não aderiram à paralisação. O encerramento dos contratos citados pelos manifestantes é previsto desde o início da contratação, por tratarem-se de posições para instalação do projeto e, portanto, só se viabilizam nesta fase. Deste modo, a desmobilização corresponde às atividades encerradas na fase de montagem e não há distinção em relação à origem dos empregados.
 
As negociações sobre benefícios e demais acordos são feitas diretamente com o SINDMONT, sindicato indicado pelo Ministério Público do Trabalho e Emprego de Sergipe para representar os trabalhadores de montagem, portanto o representante legal dos empregados.
 
Quanto aos benefícios pleiteados pelos manifestantes, foi negociada a concessão de plano de saúde para os funcionários, que terá vigência a partir de 1º de setembro de 2018, enquanto a Participação nos Lucros e Resultados encontra-se em fase final de negociação com o sindicato da categoria.
 
Por fim, informamos que hoje foi realizado o pagamento do adiantamento salarial aos empregados da Enesa Engenharia, apesar da paralisação ter sido iniciada em 10 de agosto.

Assessoria de imprensa da GE em Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presas em SE
Plantio irregular do entorpecente foi encontrado; sementes eram comercializadas ilegalmente
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  17h45 Concurso Público Nacional Unificado terá 1.114 salas em Sergipe
A Universidade Tiradentes, em Aracaju, será o local a receber o maior número

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado