Opinião: O Rotary e as Associações Voluntárias | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia do Rotary
Opinião: O Rotary e as Associações Voluntárias
Em 2024 são comemorados os 90 anos da chegada da organização a Sergipe
Cotidiano | Por Jorge Carvalho do Nascimento 23/02/2024 06h30


A formação que recebi desde a infância me fez valorizar as iniciativas de autogoverno, por meio de um senso de responsabilidade social que sempre me estimulou a expandir minhas atividades a múltiplos empreendimentos de interesse coletivo. Muitas organizações de serviço, beneficência e culturais tiveram colaboração do meu esforço. Ainda adolescente ingressei no movimento escoteiro e, também, participei de grupos de jovens da Igreja Católica, além de integrar a iniciativas juvenis como a do hoje médico cardiologista Marcus Lemos que criou o SUSA, um grupo juvenil de estudos e prestação de serviços. Ainda hoje. Todos na maturidade, continuamos a nos reunir uma vez por mês para cultivar a boa amizade e colaborar com causas sociais que consideramos relevantes. Ao ingressar no mundo profissional, procurei me integrar com a luta pelas causas corporativas participando das organizações sindicais próprias às atividades nas quais eu laborei.

Adulto, com mais de 50 anos de idade, a convite do saudoso amigo Luiz Eduardo Magalhães, ingressei no Rotary Club de Aracaju-Norte. Foi fascinante descobrir esta associação voluntária fundada pelo advogado norte-americano Paul Harris em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago. Hoje é o dia Mundial e Nacional do Rotary. Neste ano de 2024, comemoramos 90 anos da chegada do Rotary a Sergipe, com a fundação do Rotary Club de Aracaju no dia 04 de dezembro de 1934.

No próximo dia 29 de junho deste ano de 2024, tomarei posse como Governador do Distrito 4391 do Rotary International. O Distrito 4391 articula as ações dos clubes de Rotary que funcionam nos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. Como em todo o mundo, a missão do Rotary é servir ao próximo, difundir a integridade, promovendo a boa vontade entre as pessoas, a paz e o entendimento.

Buscamos consolidar o companheirismo entre os líderes profissionais, empresariais e comunitários. Como organização mundial, somos responsáveis pela campanha de erradicação da Poliomielite no planeta e mantemos o maior programa mundial de intercâmbio de jovens.

Poderíamos consumir muito mais espaço para descrever o que fazem os rotarianos, como se o que foi aqui apresentado fosse pouco. Mas, a nós do Rotary interessa servir e continuar servindo. Somos uma associação voluntária, uma sociedade de voluntários, de companheiros. Nos fundamentamos na filosofia pragmatista que se originou na Alemanha e de lá migrou para os Estados Unidos da América, onde se fortaleceu. Chegou ao Brasil em 1923. Dez anos depois, em 1933 foi fundado o Rotary Club da Bahia, padrinho responsável pela criação do Rotary Club de Aracaju.    

*Jorge Carvalho do Nascimento é jornalista, professor, doutor em Educação, escritor, membro da Academia Sergipana de Letras, presidente da Academia Sergipana de Educação e Governador Eleito (2024-2025) do Distrito 4391 do Rotary International.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
20/05/2024  18h28 Homem morre na UPA de Tobias Barreto após esperar 12 horas por transferência
ITPS/Reprodução
20/05/2024  18h06 ITPS apreende 12 balanças em feira de Nossa Senhora das Dores
SSP/Ilustrativo
20/05/2024  18h05 Foragido condenado por tráfico de drogas é preso na Grande Aracaju
Redes Sociais/Reprodução
20/05/2024  18h03 Tráfico em local de estudantes leva à prisão e fechamento de casa em Aracaju
Campo do Brito/Master drones
20/05/2024  16h12 Suspeito de homicídio em Campo do Brito é preso em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado