Parceria entre Governo de Sergipe e Sistema S já gera resultados positivos | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Parceria entre Governo de Sergipe e Sistema S já gera resultados positivos
São mais de 1950 estudantes da rede pública estadual certificados em 15 cursos
Cotidiano | Por Agência Sergipe 17/01/2024 15h00


A estudante Antonely Silva Santos, aluna do 3º ano do Centro de Excelência Professora Maria das Graças, em Aracaju, é uma dos 1.959 estudantes da rede pública estadual de ensino que concluíram os cursos profissionalizantes ofertados em 2023 pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Antonely Silva Santos participou da solenidade de certificação, que aconteceu nesta quarta-feira, 17, em Aracaju, no Teatro Tobias Barreto.

Concludente do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Antonely Silva contou que fez alguns minicursos na área, mas com o profissionalizante ela vê uma carreira mais promissora na área de Tecnologia da Informação. “Pensava em cursar Psicologia, mas agora vejo que a carreira em TI é bem melhor. Já consigo fazer alguns trabalhos e sei que, com a era das máquinas, da robótica, da inteligência virtual, terá que ter alguém para consertar essas máquinas”, disse.

Entre os estudantes certificados, o estudante Alysson Henrique, do Colégio Estadual Leonor Teles de Menezes, concludente do curso de Recepcionista em Meio de Hospedagem, também demonstrou bastante entusiasmo com a proposta de profissionalização. Ele, que recebeu a notícia de ter pontuado 980 na Redação do Enem, destacou que pretende seguir a carreira de Direito, mas que a abertura de opções na carreira profissional é sempre bem-vinda. “O curso profissionalizante me fez ver que gosto da área do Turismo. É uma carreira promissora, mas meu sonho é seguir a carreira de Direito. Eu acredito que todas as formas de profissionalização, que deem opções de seguir uma carreira e entrar no mercado de trabalho, são bem-vindas”, afirmou.

É justamente com a proposta de abrir oportunidades e opções na carreira profissional por meio da oferta de qualificação e desenvolvimento de habilidades que o Governo de Sergipe oficializou parcerias com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e o Sistema S. Em 2023, o Governo, por meio da Seduc, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituição integrante do Sistema S, para o fornecimento de vagas de cursos profissionalizantes aos alunos da rede estadual de ensino. O acordo contempla estudantes do Ensino Médio e concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também alunos residentes nas regiões atendidas pelas unidades do Senac em Aracaju, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, além da Unidade Móvel, que chega a todos os municípios.

Foram ofertados cursos de Assistente de Logística, Agente de Informações Turísticas, Administrador de Redes, Agente de Viagens, Assistente Administrativo, Atendente de Farmácia, Assistente de Recursos Humanos, Manutenção e Suporte em Informática, Gestão de Marketing Digital, Gestão de Pequenos Negócios, Operador de Computador, Programador de Sistemas, Recepcionista em Meio de Hospedagem, Promotor de Vendas e Programador Full Stack.

Em 2024, essa parceria se amplia junto ao Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para mais de 14 mil vagas de cursos ofertados. “Todos os alunos do ensino médio podem seguir a direção acadêmica, mas que eles tenham a opção de exercer suas potencialidades e vocação na área de trabalho. A qualificação com o Sistema S atendeu a todos os 75 municípios e é uma educação descentralizada, que certifica com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. O currículo do aluno melhora, ele avança, e tem um diferencial a mais em relação aos concorrentes”, disse o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

A aluna do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Excelência São Francisco de Assis, em Canhoba, Rayssa Veríssimo Barbosa, concluiu o curso de Atendente em Farmácia. Para ela, a qualificação é boa para o currículo, já que ela pretende seguir na área de Saúde. “Gostei muito do curso. Sei que quero fazer algo na área de Saúde, acredito que Nutrição, e com o curso já me qualifico mais para o mercado de trabalho”, disse.

O diretor regional do Sistema S em Sergipe, Marcos Andrade, disse que a parceria é pioneira entre os estados brasileiros, já que pela primeira vez o estado de Sergipe e o Sistema S chegam aos 75 municípios sergipanos, oferecendo a oportunidade de qualificação aos jovens que nunca tiveram emprego. “A partir do momento que qualificamos esses jovens, abrimos portas do mercado de trabalho já com a profissionalização, facilitando o acesso. Pela primeira vez, atingimos os 75 municípios, e essa parceria tende a se ampliar em 2024”, disse.

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado