Parque dos Manguezais deve ser aberto em até um ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Parque dos Manguezais deve ser aberto em até um ano
Cotidiano 29/08/2017 15h22


O Governo do Estado e a Prefeitura da Barra dos Coqueiros assinaram recentemente um Termo de Cooperação, oficializando a criação do Parque Natural Municipal dos Manguezais. Com cerca de mil hectares de puro manguezal — uma das vertentes do bioma Mata Atlântica —, a unidade de conservação também abriga um aquífero denominado “Marituba”, de água doce, que poderá ser aproveitado para o abastecimento humano na região.

Sobre o assunto, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, foi o entrevistado desta terça-feira (29), pela TV Alese. De acordo com ele, a unidade de conservação deverá estar concluída em um período de 10 meses a um ano. “Com isso, nós estaremos garantindo graças a uma ação de compensação, a preservação de uma área muito importante para a preservação nativa. Ali às margens do rio Sergipe, há diversas construções irregulares dentro do município de Barra dos Coqueiros. Por conta disso, o Ministério Público fez um acordo perante a Justiça, para que haja uma compensação criando esse parque”, explica.

Olivier Chagas explicou que a ação da Semarh é ajudar no assessoramento da criação do parque municipal. “Ali vizinho há um projeto que está bem adiantado para que a gente crie o Parque das Dunas e tenha um corredor ecológico. São cerca de 2 mil hectares de preservação de áreas litorâneas, riquíssimas, mas muito vulneráveis. Essa união entre o Estado e município é o compromisso de preservação, pois temos uma história de degradação. A nossa mata atlântica, a nossa caatinga e mata litorânea foi devastada em mais de 90% e por conta disso, temos problemas ambientais muito graves. Essa é uma maneira de mostrarmos compromisso com o meio ambiente”, acredita.

O parque de manguezais de Sergipe será feito mediante parceria entre a Semarh, o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Ibama e a Adema.

Fonte: Agência Alese

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Assassinato teria ocorrido após desentendimento. Arma do crime foi localizada
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Capital deverá ter o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado