PC investiga suposto crime de abandono contra crianças em Aracaju; veja vídeo | F5 News - Sergipe Atualizado

Direitos Humanos
PC investiga suposto crime de abandono contra crianças em Aracaju; veja vídeo
As imagens mostram suposta manipulação de pedintes nas ruas da capital sergipana
Cotidiano | Por Laís de Melo 15/01/2022 07h00 - Atualizado em 15/01/2022 10h45


A Polícia Civil de Sergipe está investigando um suposto crime de abandono intelectual praticado contra crianças em alguns sinais de trânsito de Aracaju. 

A investigação da Delegacia Especial de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas (DEACAV) tem ligação com as cenas flagradas em um vídeo que circula na internet, que mostra uma suposta manipulação de pedintes nas ruas da capital.

As imagens mostram o momento em que homens, mulheres e crianças chegam de carro e motos em cruzamentos de avenidas da zona sul e começam a pedir dinheiro.

A Polícia pede que mais informações sobre o caso sejam repassadas para o Disque-Denúncia 181, e garante o sigilo do denunciante. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju, procurada por F5News, informou que as famílias que aparecem nas cenas do vídeo já estão sendo identificadas pelo Conselho Tutelar do 3º Distrito e pela equipe de Abordagem Social do Creas Viver Legal. O órgão suspeita da participação de pessoas no agenciamento de mendicância. 

“É importante ressaltar que está acontecendo uma investigação por parte dos órgãos competentes, tendo em vista que as equipes (da Assistência Social), possuem uma maior dificuldade em identificar esse público específico, devido ao processo de agenciamento para a prática de mendicância, cujas orientações indicam a omissão em relação aos dados de identificação dos mesmos”, explicou a Comunicação do órgão. 

Além disso, a pasta ressalta que realiza um trabalho contínuo de abordagem e identificação de famílias, crianças e adolescentes em situação de rua, por meio do trabalho de sensibilização realizado cotidianamente pelas equipes da Abordagem Social, dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro Pop. 

“O município possui nove equipes que atuam fazendo essas identificações. Só em 2021, foram realizadas 2.059 abordagens. Após a realização do processo de identificação, a pasta faz o encaminhamento para inserção e acompanhamento desse público nos serviços socioassistenciais, bem como encaminhamento para atender as demandas de outras políticas intersetoriais, como saúde e educação. No caso de identificação de criança e adolescente, os encaminhamentos também são feitos ao Conselho Tutelar que referencia o território da abordagem realizada”, acrescenta a Comunicação da Assistência Social de Aracaju. 

Edição de texto: Will Rodriguez
Mais Notícias de Cotidiano
Foto: divulgação
16/01/2022  10h52 Três pessoas são presas por jogos de azar na zona norte de Aracaju
O que fazer quando crianças têm febre depois de tomar vacina da Covid?
16/01/2022  10h32 O que fazer quando crianças têm febre depois de tomar vacina da Covid?
Lagoa dos Tambaquis: conheça esse paraíso natural no litoral Sul de Sergipe
16/01/2022  10h28 Lagoa dos Tambaquis: conheça esse paraíso natural no litoral Sul de Sergipe
Sem Teto: a vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
16/01/2022  10h26 Sem Teto: a vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Acidentes de trânsito crescem 6% em Aracaju no ano de 2021, aponta CPTran
16/01/2022  06h00 Acidentes de trânsito crescem 6% em Aracaju no ano de 2021, aponta CPTran