Peça de teatro leva mensagem de esperança para internas do Prefem | F5 News - Sergipe Atualizado

Peça de teatro leva mensagem de esperança para internas do Prefem
Cotidiano 01/12/2015 13h54


Nesta manhã de terça-feira (01), a Cia de Teatro Artes Nissi (SP) levou momentos de arte e esperança para as internas do Presídio Feminino em Socorro. Há 15 anos levando a arte cênica para ambientes como presídios, asilos e creches, a companhia hoje conta com 130 participantes, todos voluntários e 14 equipes espalhadas pelo país.

"Geralmente nós temos o hábito de ir em presídios, asilos, e realmente somos uma companhia que por meio da arte cênica nós tentamos levar uma mensagem de esperança, de amor, fé, onde o mundo se encontra em tanta violência e as vezes até descrença em si mesmo. Então, nesse caso hoje, é um ambiente onde a pessoa vai ter algum motivo para pensar no futuro ou dar um sorriso? Então é com esse objetivo que nós nos caracterizamos, pintamos o nosso rosto e vamos tentar trazer um pouco de esperança aos que se encontram desesperançosos. Em Aracaju, nós já estivemos em alguns asilos e hoje estamos aqui no Presídio Feminino," disse, Marcos De Torres, coordenador da companhia.

Internas e servidores, entraram em gargalhadas por diversas vezes com a apresentação da peça, que apesar de trazer para o palco o perigo da escolha do caminho errado, em seu figurino colorido e sua maquiagem bem trabalhada e cheia de vida, a mensagem de que há uma esperança para tudo, foi passada. E entre os atores mais aplaudidos estava o sergipano, Paulo Henrique, que em com sua habilidade de ator conseguiu conquistar a atenção das internas.

"Já tenho alguma experiência de apresentação em presídio em outros lugares, mas do Prefem eu já tinha ouvido falar, o pessoal do Sated já faz um trabalho aqui com as internas, e me falavam das apresentações delas no teatro Tobias Barreto, e essa experiência era bastante aguardada por mim, de tanto ouvir falar dos trabalhos aqui com as internas e agora essa oportunidade de me apresentar aqui," disse, Paulo Henrique.

Durante a apresentação, uma das internas do Prefem foi convidada pelos atores a participar da peça, incorporado uma personagem que sentiu na pele as escolhas erradas que a vida oferece. Rose Marie, que já é uma participante do Penarte, por isso já tem uma experiência com a arte cênica, viu o momento como uma grande oportunidade de poder dividir o palco com atores já experientes.

"Participo do teatro aqui no Prefem, no Penarte, e hoje foi um privilégio para mim ser escolhida pelo grupo para me apresentar com eles. Estou gostando muito e aprendendo também. Conhecendo mais um pouco da arte."

Sempre muito receptiva e agradecida aos projetos que chegam à unidade, Valéria Patrícia, diretora do Prefem, falou sobre mais uma ação ligada à ressocialização no presídio.

"Há alguns meses o pessoal da companhia de teatro já vinha fazendo contato com a gente, e logo no primeiro contato nós sinalizamos positivamente a vinda deles, porque esse tipo de ação só pode vir a somar e nós não podemos deixar de jeito nenhum escapar. Então é mais uma ação que a gente consegue para o Prefem e de maneira voluntária, e eles vieram para ajudar e tenho certeza que as meninas gostaram muito por ter tudo a ver com a realidade delas na rua. Então praticamente se viram na peça. Acho que quando isso acontece o resultado é positivo e construtivo, porque elas conseguem repensar alguns valores e tenho certeza que a grande maioria entenda isso como uma mudança de vida," disse. 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Delegada solicitou as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na identificação
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Alagamentos triplicam e risco de colapso estrutural dispara em meio à clima instável
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
A previsão é que o fluxo seja totalmente liberado às 22h, na avenida Santos Dumont
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju
Ele se apresentou à delegacia e devolveu os aparelhos que foram roubados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado