Pessoas com sintomas de covid-19 não devem se vacinar, recomenda SES | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Pessoas com sintomas de covid-19 não devem se vacinar, recomenda SES
Profissionais vão aguardar 30 dias após o período da doença para serem vacinados
Cotidiano | Por Laís de Melo 27/01/2021 19h02 - Atualizado em 27/01/2021 19h47


O Plano Estadual de Imunização (PEI) segue sendo cumprido em Sergipe, com a aplicação de vacinas no grupo prioritário da primeira fase: profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais institucionalizados. No entanto, pessoas que estiverem com sintomas de coronavírus devem adiar a vacinação, conforme recomenda da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A enfermeira responsável pelo programa em Sergipe, Ana Lira, explica que pessoas com quadro de infecção terão que aguardar 30 dias após o período da doença para se vacinar. “Quem está com suspeita de covid-19 não deve sair de casa. Após o período de 14 dias a partir do primeiro dia do sintoma, a pessoa ainda deverá aguardar 30 dias para ser imunizada. Também recomendamos o adiamento para pessoas que estiverem com resfriado leve, não necessariamente covid-19, porque podem confundir com reação da vacina quando, na verdade, já tinha uma doença pré existente”, reforça Lira.

Essa indicação também está sendo feita por profissionais da área médica, que se baseiam em explicações técnicas sobre a situação. De acordo com o médico William Barcelos, durante as primeiras quatro semanas de um paciente positivado para Covid-19, o corpo ainda está lutando contra a infecção, por isso, ser vacinado dentro deste período pode acarretar problemas.

“Pode ser que tenha alguma modificação de imunidade e isso possa causar uma cascata inflamatória maior, ou a vacina pode não fazer efeito. Por isso que o ideal é ter uma vigência de 30 dias para qualquer tipo de infecção, antes de vacinar”, explica o especialista.

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda ainda que aqueles que já foram vacinados com a primeira dose devem ficar atentos quanto à informação sobre o instituto. “Quem foi aplicado com vacina do Butantan deve, obrigatoriamente, receber a segunda dose da vacina do mesmo Instituto. Quem for tomar a vacina da Fiocruz, também só poderá ter a segunda dose da Fiocruz. Este é um cuidado importante, e a informação consta no cartão de vacinação da pessoa”, destaca a enfemeira.

O período de intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina do Instituto Butantan é de 21 dias. Já o hiato para o imunizante da Fundação Oswaldo Cruz será de 90 dias em Sergipe. Ainda segundo Ana Lira, as doses desta empresa começarão a ser distribuídas aos municípios de Sergipe a partir desta quinta-feira, 28.

Seguindo o cronograma, os municípios sergipanos estão realizando a listagem dos trabalhadores da saúde da linha de frente que deverão ser vacinados prioritariamente. Estes profissionais não precisarão se deslocar para receber o imunizante, já que as equipes estão se dirigindo até os hospitais ou unidades de pronto atendimento e bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ana Lira afirma ainda que o objetivo do Estado é vacinar 100% dos profissionais da saúde, mas, como foram poucas doses enviadas até o momento, os da linha de frente estão sendo priorizados.

“Conforme forem chegando mais doses, esse leque vai se abrindo. É preciso termos um pouco de paciência neste momento. As instituições estão fazendo todo o trabalho necessário para que todos sejam vacinados”, disse a enfermeira ao F5 News.

 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado