Piscicultores de Socorro devem receber doação para fortalecer produção | F5 News - Sergipe Atualizado

Piscicultores de Socorro devem receber doação para fortalecer produção
Cotidiano 27/03/2017 14h54


Com o objetivo de fortalecer a produção e o comércio de peixes no município a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Agricultura Irrigação e Pesca (Smap), está realizando o cultivo assistido de tilápias que serão doadas aos pequenos piscicultores. A doação será realizada para os piscicultores cadastrados e em atividade, das regiões dos Povoados Quissamã, Bita e Lavandeiras, que poderão ampliar a sua produção e comercialização, garantindo assim uma significativa ampliação de sua fonte de renda familiar.

Para que o cultivo acontecesse foi necessário montar uma estrutura na sede da Smap para receber os alevinos. Toda estrutura foi montada pelo secretário David Fernandes, junto com seus colaboradores, apenas com acessórios completamente reciclados, objetivando também a preservação do meio ambiente. “Nós tínhamos material parado, algumas caixas e tubulações, só estava faltando uma bomba, pegamos uma máquina de lavar abandonada, fizemos a reciclagem e montamos um berçário. Dessa forma conseguimos atender as nossas necessidades, economizar recursos e retirar do meio ambiente materiais que ainda continuam úteis”, explica David Fernandes.

Além da estrutura montada de maneira reciclada, as matrizes de tilápias também foram doadas para Smap. “A ideia de promover essa doação em massa surgiu depois que recebemos a doação das matrizes reprodutórias de tilápia, um macho e três fêmeas. Como eles tem fácil reprodução já conseguimos avançar bastante e já uma ótima quantidade de alevinos. Cerca de 400 deles muito em breve já estarão prontos para doação”, ressalta David.

De acordo com a engenheira de pesca, Crislayne Souza, Logo que acontece a reprodução e as larvas eclodem, os alevinos permanecem no berçário durante 20 dias, recebendo uma composição de hormônio metiltestosterona junto com a ração, e na medida em que vão se alimentando, consumindo essa composição as fêmeas se transformam em macho. Isso é feito para que não aconteça superlotação, fato este que se não controlado pode aumentar o número de mortalidade entre os peixes.

Para receber as Tilápias e dar continuidade ao cultivo, os piscicultores precisam realizar um cadastro e comprovar que estão em atividade. Logo em seguida, a Smap dará toda assistência, fazendo a biometria, para registrar o peso e espessura de cada um, além abastecer o estoque de ração. A Tilápia pode chegar a pesar cerca de 3kg, mas para o consumo o ideal é que pese de 800g à 1,200kg. O kg da Tilápia pode custar até R$10,00 e o filé de Tilápia R$35,00. 

Fonte: Secom Socorro
Foto: Edilson Menezes

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Delegada solicitou as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na identificação
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Alagamentos triplicam e risco de colapso estrutural dispara em meio à clima instável
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
A previsão é que o fluxo seja totalmente liberado às 22h, na avenida Santos Dumont
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju
Ele se apresentou à delegacia e devolveu os aparelhos que foram roubados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado