Planejamento da Barra dos Coqueiros diz que cidade se prepara para crescer mais | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Planejamento da Barra dos Coqueiros diz que cidade se prepara para crescer mais
Prévia do Censo 2022 mostra que número de domicílios mais que dobrou em 10 anos
Cotidiano | Por Monica Pinto 07/05/2023 18h51


A Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, foi o município que mais cresceu em Sergipe na última década, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao apresentar o resultado preliminar do Censo Demográfico 2022, na sexta-feira (5).

Conforme mostrado por F5 News, mais do que duplicou o número de domicílios na cidade da Ilha de Santa Luzia, separada de Aracaju pelo rio Sergipe – de 9.619, em 2010, para 20.169 no atual levantamento do IBGE. Em termos populacionais, o crescimento no período foi de 66,7%.

Uma expansão acelerada em tal nível traz desafios práticos, para que ocorra de maneira sustentável e planejada, sem comprometer a  qualidade de vida dos moradores e a proteção ao meio ambiente.

F5 News ouviu o secretário de Planejamento da Barra dos Coqueiros, o engenheiro José Otávio Soares, para saber como o município se prepara a um futuro cujo potencial é de nova onda de crescimento, ao receber um parque industrial associado ao gás natural, e sobretudo se for construída a segunda ponte ligando-o a Aracaju, proposta já acatada pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

Confira a entrevista:.

F5 News - O senhor assumiu a Secretaria de Planejamento quando a Barra já tinha registrado um crescimento célere em domicílios e população. Como avalia o cenário encontrado?

José Otávio Soares – O quadro era de deficiência na questão da aprovação dos projetos, que ainda era feita pela Adema [Administração Estadual do Meio Ambiente]. Tomamos como política passar o licenciamento ambiental para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o que foi feito a partir de janeiro deste ano. Temos viaturas, temos um trabalho de fiscalização ambiental muito atuante, o que impede irregularidades tanto na questão de construção, quanto na questão de manter a cidade sem lixões ou coisa parecida.

F5 News - Que esforços são fundamentais no planejamento para manter a qualidade de vida dos moradores diante de expansão tão acelerada?

José Otávio – Além do trabalho efetivo da Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras tem contribuído para aprimorar a habitabilidade do município, a partir de investimentos em infraestrutura e de vários projetos, alguns já em andamento, e outros prevendo a ampliação e melhoria de equipamentos urbanos, tais como escolas e postos de saúde.

De planejamento para o futuro, trabalhamos também com uma série de ações voltadas a melhorar a trafegabilidade, a fluidez no trânsito, criando vias novas e pavimentando antigas, o que permite interligação mais rápida entre regiões da cidade.

F5 News – Os domicílios em condomínios fechados, que impulsionaram o crescimento populacional da Barra, não geram uma tendência de menor atenção aos moradores de baixa renda? 

José Otávio – Não. Uma preocupação da gestão do prefeito Alberto Macedo é que, nos processos de licenciamento ambiental, todo novo empreendimento deixe algum tipo de compensação importante para o município, além das previstas em lei. Temos três empreendimentos deixando praças públicas e que valorizam também seus empreendimentos, mas são para uso de toda a população. Está sendo construída hoje na Barra uma praça imensa, fruto desse acordo com um dos condomínios em implantação e que terá vários equipamentos de lazer para adultos e crianças, aparelhos de ginástica etc.

F5 News - Há algum projeto habitacional voltado ao público de menor poder aquisitivo?

José Otávio - Existem dois imensos loteamentos que tiveram suas Licenças Ambientais aprovadas recentemente, totalizando mais de 7000 lotes, das incorporadoras Laredo e Urbane, para moradias populares. Dez por cento dessas áreas são institucionais da Prefeitura e serão destinadas à construção de empreendimentos para a população de menor renda.

Faz parte dessa ordenação e legitimação da ocupação urbana da cidade o programa Reurb. Mais da metade das propriedades da Barra não tem escritura e o governo do município está empenhado nessa regulamentação. Gerido pela Secretaria de Planejamento, o programa fez um piloto no final de 2022, quando entregou as escrituras das cem primeiras propriedades beneficiadas, no conjunto Moisés Gomes. Temos três equipes com o objetivo de, até o final de 2023, entregar 1500 escrituras, dando mais dignidade, segurança e cidadania aos moradores, especialmente os da parte mais antiga do município.

F5 News – Até que ponto o planejamento no município depende de ações no âmbito do Governo Estadual?

José Otávio – É preciso que haja integração, diálogo. Um exemplo está na construção da segunda ponte, que vai melhorar muito a acessibilidade ao município. Há ações complementares do Governo do Estado previstas, como a duplicação de parte da SE-100, importante em face da previsão de aumento do volume de tráfego, especialmente por conta do complexo industrial. E também um viaduto na rótula, que vai melhorar muito aquele ponto na entrada da cidade. Estamos vendo como vai ser efetivada a execução dessas obras, já em planejamento pelo Governo do Estado.

F5 News – Para um futuro próximo, o que é possível já ter como certo?

José Otávio – A elaboração do novo Plano Diretor da Barra dos Coqueiros, que deve ser iniciada até o final deste ano, visando inclusive a implantação do polo industrial associado à usina termoelétrica e ao porto.

Mais Notícias de Cotidiano
MPT-SE/Reprodução
13/05/2024  18h15 Data da Abolição da Escravatura retoma debate sobre reparação a negros
SMTT Aracaju/Reprodução
13/05/2024  18h14 Três carros se engavetam na Acrísio Cruz: motorista assume culpa
Redes Sociais/ Reprodução
13/05/2024  17h40 Anitta após polêmica sobre música com Candomblé: “Não me importo mais”
PMSE/Reprodução
13/05/2024  17h37 Polícia resgata 56 pássaros silvestres em feira livre de Carira
Arthuro Paganini
13/05/2024  17h31 Saúde reforça cuidados preventivos contra a leptospirose

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado