Plano para redução de infecção nos hospitais de Sergipe é debatido em oficina | F5 News - Sergipe Atualizado

Plano para redução de infecção nos hospitais de Sergipe é debatido em oficina
Cotidiano 17/08/2017 14h10 - Atualizado em 17/08/2017 14h48


A Vigilância Sanitária Estadual, que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou na manhã desta quinta-feira (17), uma oficina com representantes dos hospitais de Sergipe, entre públicos e privados, para debater a elaboração do Plano Estadual para Redução da Infecção Primária da Corrente Sanguínea, que deverá ser implantado em todas as unidades de saúde do estado que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo Nirley Borges, gerente do Controle de Infecção Relacionada à Assistência de Saúde da Vigilância Sanitária Estadual, o Plano deve ser concluído até dezembro deste ano para que ele seja colocado em prática nos 15 hospitais de Sergipe que, atualmente, possuem UTI, reduzindo assim as mortalidades decorrentes de infecção sanguínea.

“Estamos no processo de elaboração do Plano e nossa meta é implantá-lo nos hospitais de Sergipe para reduzirmos os casos de infecção da corrente sanguínea e, consequentemente, diminuir a mortalidade. No Plano, constarão medidas obrigatórias que, quando realizadas diariamente, reduzem e muito as ocorrências de infecções nos hospitais, a exemplo da higienização correta das mãos e da adoção dos antissépticos. Está mais do que comprovado que 70% das infecções hospitalares podem ser prevenidas com simples ações”, disse.

Ela explica ainda que a elaboração do Plano é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através da SES. “O Ministério da Saúde faz algumas recomendações, mas este Plano que esta sendo elaborado é de iniciativa do Estado, tanto que, quando ele estiver concluído, lançaremos uma portaria para oficializá-lo”, conta.

Importância do Plano

Para a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), o Plano é de suma importância para todas as unidades de saúde. “O Huse já tem medidas estabelecidas de prevenção às infecções em todos os setores e a CCIH faz avaliações periodicamente com as equipes, mas, com certeza, com a implantação do Plano vamos reduzir ainda mais as infecções de corrente sanguínea e salvar vidas”, afirma.

 

Fonte: Agência Sergipe Notícias

Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
O publicitário Antônio Paulo Araújo estava no público histórico que assistiu ao show da diva pop
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Colisão envolvendo três veículos e uma moto aconteceu durante perseguição a suspeito de tráfico
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado