Plantão de pediatria do Santa Isabel é reaberto, mas permanece lotado | F5 News - Sergipe Atualizado

Plantão de pediatria do Santa Isabel é reaberto, mas permanece lotado
Os 22 leitos de internação e oito de observação estão ocupados
Cotidiano 15/06/2016 13h30


Por Fernanda Araujo

Mais uma vez, na noite dessa terça-feira (14), o plantão da pediatria do Hospital Santa Isabel, zona norte de Aracaju (SE), foi fechado por causa da superlotação. O mesmo aconteceu na semana passada, quando o atendimento foi interrompido por quase 48 horas. A falta de vagas na unidade é recorrente, já que a demanda é grande e existem apenas 22 leitos para internação.

Nesta quarta (15) o plantão foi reaberto, mas a situação continua a mesma. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, todos os leitos para internação permanecem ocupados e, por conta disso, oito pacientes, que deveriam ficar também internados, estão no setor de observação, ocupando vaga de outras crianças que possam chegar à urgência. Outros dois pacientes graves estão na sala de estabilização.

Porém, o atendimento está sendo feito de forma rotativa. “Se o paciente chega à urgência, passa pelo médico e ele vê que vai tomar uma medicação e vai embora, a gente continua em atendimento. Se for um paciente que precisa de internação, como já não temos vagas, vai diminuindo os leitos liberados da urgência. Está dependendo de pacientes que recebam alta do internamento para a gente ir subindo estes pacientes que estão ocupando a urgência”, afirmou a assessora Rafaela Rodrigues.

Desde ontem, foram realizados, em 24 horas, 138 atendimentos de crianças. Alguns pais que esperavam na unidade na manhã de hoje afirmaram à reportagem F5 News que o atendimento estava fluindo, com maior rapidez nos casos de urgência. No entanto, havia apenas uma plantonista na unidade, mas todos estavam passando por triagem.

A assessoria explica que o fluxo é crescente, principalmente no período de chuvas, como março e junho, quando há mais casos de crianças com virose. “Têm pacientes que já vieram de outros hospitais ou que vêm diretamente à unidade porque gostam do atendimento”, diz Rodrigues.

A direção explica que não há como ampliar a quantidade de leitos, no entanto, se preocupa em comunicar ao Ministério Público a situação, com o objetivo de entender o que acontece com os outros hospitais e solicitar a possibilidade de vagas em outras unidades.

Fotos: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Correios
15/05/2024  11h40 Correios em Sergipe arrecada 60 toneladas de donativos para o RS
Mais de 2.500 toneladas de doações de todo o Brasil já foram entregues pela estatal
Reprodução/ Redes sociais
15/05/2024  11h14 Vídeo: Professora puxa aluna pelo braço em escola municipal em Simão Dias
Na ocasião, a professora se irritou após a criança apresentar dificuldades na fala
Reprodução/ Metrópoles
15/05/2024  11h00 “Bla, bla, bla”, escreve perito do INSS ao negar auxílio a trabalhador
Pedido foi feito por um serralheiro que teve o auxílio-doença negado duas vezes
SSP
15/05/2024  11h00 Homem é morto à facada após ter a casa invadida em Simão Dias
Caso aconteceu na madrugada desta quarta (15). Suspeito foi preso pela Polícia
Cabo Nadine/Divulgação Ascom CBMSE
15/05/2024  10h58 Carreta com 50 mil litros de álcool pega fogo em Estância, Sergipe
Incêndio aconteceu na noite desta terça (14), na BR-101. Bombeiros contiveram as chamas 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado