Polícia Civil investiga morte de gatos no Parque da Sementeira | F5 News - Sergipe Atualizado

Polícia Civil investiga morte de gatos no Parque da Sementeira
Segundo administração do parque, 16 animais foram atacados por cães
Cotidiano | Por Aline Aragão 10/02/2020 18h04


A  Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente instaurou procedimento policial para investigar a morte de animais no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), em Aracaju. Na última sexta-feira (07), 15 gatos e um saruê fêmea foram encontrados mortos na área do parque. A suspeita é de que cães tenham caçado e matado os animais.

A delegada Viviane Pessoa, coordenadora das Delegacias da Capital, falou sobre o assunto nesta segunda-feira (10) e disse que vai acompanhar o caso.

Ela também pede a colaboração da população através do número 181, para identificar possíveis suspeitos. Confira o vídeo enviado ao F5 News.

Duas ONGs de proteção animal registraram boletins de ocorrência e cobram apuração do caso.

A presidente da ONG Educação e Legislação (Elan), Nazaré Moraes, lembra que essa não é a primeira vez que gatos aparecem mortos naquele espaço de lazer aracajuano. Há cerca de cinco anos ocorreu um episódio parecido e, durante a investigação, verificou-se o envolvimento de um funcionário do parque.

"Naquele momento apurou-se que simplesmente alguém estava levando uma caminhonete com cães e soltando lá dentro para caçar os gatos. Não estou dizendo que essa é mesma situação de agora, mas estamos fazendo BO para afastar a possibiliddade de estarem levando cães para treinar a agressividade com gatos em situação de abandono", disse Nazaré.

Ela afirma que o parque virou um ponto de abandono de gatos e responsabiliza a gestão municipal pela matança. "Foram vitimas de um crime quando foram abandonados e agora outro crime. Há necessidade de apuração e punição", diz.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que administra o espaço, confirmou que os animais foram mortos por cães. Mas que pelo fato do parque ser aberto, esses animais entram sozinhos. 

"Encontramos seis animais, seis cachorros, aqui dentro do parque e na hora que encontramos o supervisor viu que eles estavam atacando o último gato. Depois os cachorros ficaram repousando embaixo de uma árvore e foram afastados do parque", disse o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

A administração do espaço lamentou o ocorrido e disse que realiza ações constantes de proteção animal, em parceria com ONGs, com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Proteção Animal.

Uma dessas ações é a castração dos animais para evitar a procriação. Só este ano, segundo Dantas, a Emsurb realizou a castração de 38 gatos, para evitar a superpopulação no local.

A Emsurb alerta que abandono e crueldade (Lei Municipal Nº 2380, de 14 de maio de 1996) contra animais é crime. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria, através do site da Prefeitura de Aracaju, e à Sema, pelo telefone (79) 3225-4173 / 98135-6961.
 

Mais Notícias de Cotidiano
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presas em SE
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado