Polícia Civil realiza duas grandes operações na Bahia e em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Polícia Civil realiza duas grandes operações na Bahia e em Sergipe
Cotidiano 18/08/2017 09h28 - Atualizado em 18/08/2017 18h20


Por F5 News

Duas grandes operações foram realizadas, através de equipes policiais da Bahia e da Polícia Civil de Sergipe, na quinta-feira (17) e nesta sexta-feira (18). A primeira, denominada P.Teotônio, ocorreu no município baiano de Rio Real e nas cidades sergipanas de Indiaroba e São Cristóvão, e teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas e armas, que atua nessas regiões.

Foram cumpridos 68 mandados judiciais, 34 de busca e apreensão e 34 mandados de prisão preventiva, expedidos pela Comarca de Rio Real. A polícia apreendeu ainda mais de 10kg de maconha, 300 trouxas de maconha, oito pepelotes de cocaína, 11 aparelhos celulares e uma arma de fogo.

Segundo o delegado, Jobson Lucas Marques, da Delegacia Territorial (DT) de Rio Real, responsável pela operação, os criminosos são acusados ainda de mais de 20 homicídios e diversos outros crimes de roubos, torturas, sequestros e extorsões. A quadrilha estava sendo monitorada há mais de dez meses. “Todas as vítimas dos homicídios deviam à quadrilha ou eram rivais da facção criminosa. Os crimes eram praticados com requintes de crueldade, e muitas vezes impossibilitando a defesa das vítimas”, afirma o delegado.

Conforme as investigações, a quadrilha praticamente dominava quase todo o comércio ilegal de entorpecentes. Ainda segundo o delegado, a organização criminosa era composta por mais de 39 membros e possuía uma hierarquia devidamente estruturada, com divisão de tarefas delimitada, alto poder de intimidação e finalidade de obtenção de vantagem indevida com suas atividades.

A quadrilha era liderada por André Luiz Conceição Ferreira, detento do Complexo Penitenciário Carvalho Neto (Compecan), em São Cristóvão. Através de sua companheira, Iraildes Santos de Sá, “Tico”, que estava solta, o criminoso determinava a distribuição da droga e a eliminação dos rivais. O braço direito da organização era Luiz Alex Sá Santos, “Alex Neguinho”, morador de Indiaroba. Ele repassava as drogas, armas e recolhia o lucro da venda. Neguinho também era quem ordenava as execuções de rivais do tráfico que atuavam na cidade.

Presos

Foram presos: Francisco Alves Santos Junior, o “Siriguete”; Igor Souza, conhecido como “Gordo”; Tailan Souza Cardoso, o “Pezão”; Ricardo dos Santos Maciel; Renilton dos Santos Moura, vulgo “Cheiro”; Erique Caio Olivieira Santos, o “Tchuk”; Luiz Alex Sá Santos, “Alex  Neguinho”; Adson Goes Da Paixão; Ricardo Paulo Melo De Oliveira, o “Ricardo Do Brega”; e Janio de Jesus Rosa.

Cinco mulheres foram presas: Eunice Felícia dos Santos; Aleci Dos Santos Vieira; Rosilange Carvalho Santos; Jossilene dos Santos de Souza e Clecia Dos Santos Vieira. Outras cinco pessoas já haviam sido presas em operação anterior: Ícaro Nunes dos Santos, o “Zumbi”; Cristiano Santos Silva, “Barriga”; Carlos Alexandre Santos Góis, “Serrote”; Adriano Souza Santos e Gleidson Santos Brito, vulgo “Formiga”.

Outra operação

A segunda operação, denominada Balão Mágico, foi realizada nas primeiras horas da manhã de hoje com o apoio da polícia do estado. Duas pessoas foram presas e levadas para o Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap); o casal Luiz Henrique Oliveira Freitas, de 25 anos, e Juliana Santos Teles, 27, foram localizados em uma residência no bairro Coroa do Meio (foto), zona sul da capital, com drogas. Segundo o delegado da Bahia, Marcelo Sansão, responsável pela operação, eles são acusados de tráfico, lavagem de dinheiro e roubo a bancos. Os acusados serão encaminhados para Bahia para prestar esclarecimentos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, os suspeitos agiam no litoral norte do Estado. A quadrilha estava com uma ramificação em Sergipe, por isso, o auxílio da polícia sergipana na operação, no cumprimento de mandados na capital. Na Bahia, foram apreendidas armas, drogas, dinheiro, além de prisões.  

Participaram das operações equipes da Polícia Civil de Sergipe – Deotap, Gerb, Denarc, além de equipes da Bahia - Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Delegacia Territorial (DT), de Rio Real, DEPIN/CATI, POLINTER, SSP/SI, 1º Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/FSA), 15º COORPIN/Serrinha, 2º COORPIN- 2ª , DT CATU, DT Olindina, DT Itapicuru, DT Esplanada, DT Aporá, DT Acajutiba, DRFR/Alagoinhas, DRFR/FSA.

Fotos: Polícia Civil

Atualizado para correção e acréscimo de informações

Com informações da SSP/SE e SSP/BA

Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
O publicitário Antônio Paulo Araújo estava no público histórico que assistiu ao show da diva pop
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Colisão envolvendo três veículos e uma moto aconteceu durante perseguição a suspeito de tráfico
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado