Prefeitura cria Protocolo de Emergências para combater violência na escola | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Prefeitura cria Protocolo de Emergências para combater violência na escola
O documento está sendo disponibilizado nas 79 escolas municipais da capital
Cotidiano | Por F5 News 20/04/2023 16h30


O Protocolo de Emergências nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracaju foi lançado pela Prefeitura da capital sergipana, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), o  objetivo é garantir a segurança e combater a violência no ambiente escolar. 

De acordo com a Prefeitura, no documento são abordadas orientações que orientam as unidades de ensino diante de qualquer situação que coloque a comunidade escolar em risco. O protocolo está sendo disponibilizado nas 79 unidades de ensino municipais da capital. 

Os procedimentos que devem ser adotados em situações de risco fazem parte do documento, que destaca diretrizes sobre respeito à dignidade humana, a prioridade absoluta à criança e ao adolescente, como deve ocorrer a prevenção e proteção nas escolas, além da comunicação e monitoramento dos alunos.

O material ainda explica o que fazer em casos como arrombamento, agressão verbal ou física, tumulto e pânico ou incidente com arma de fogo, e também o que deve ser feito com a chegada dos órgãos de segurança. 

Segundo o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, o protocolo com 20 páginas oferece às escolas informações sobre um tema prioritário para a gestão. 

“Para a Prefeitura de Aracaju, a segurança nas escolas é assunto prioritário, tanto é que todas as nossas escolas estão equipadas com um sistema de videomonitoramento 24h e de botão de emergência que pode ser usado para acionar a GMA. Sentimos a necessidade de complementar a isso um protocolo de segurança como mais uma ação do município, nesse sentido, criamos outro protocolo, agora, para tratar de situações emergenciais dentro dos ambientes escolares", disse.

Segundo Ricardo Abreu, entre as principais instruções a serem seguidas em caso de emergência nas escolas, consta chamar imediatamente a GMA e as forças policiais de segurança pública do Estado.

"Nós acreditamos que, dessa forma, fortalecemos ainda mais a escola como um lugar seguro, de aprendizagem, de plantar sonhos e de fazer florir o cidadão e a cidadã do amanhã”, diz ainda. 

Para o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a ação conjunta contribuiu para a execução do trabalho dos órgãos, enquanto fornece orientação necessária para que as unidades de ensino saibam a forma correta de agir diante de alguma situação de risco.

“Antes de qualquer ação que possa ser tomada pela Guarda Municipal de Aracaju ou qualquer outro órgão de segurança, é preciso mostrar para a comunidade escolar de que forma proceder diante de uma situação que coloque a vida das pessoas em risco, a fim de evitar que tragédias sejam registradas. Por isso a Semed e Semdec elaboraram esse protocolo para pais, professores, gestores e todos aqueles envolvidos na comunidade escolar, para que eles tenham a orientação correta sobre como agir em algum tipo de situação que coloque em risco a vida de alguém e tomem decisões acertadas. É um conteúdo muito bem elaborado, passado por várias mãos para garantir a resposta certa para ações inesperadas”,  diz Sílvio Prado.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado