Prefeitura de Aracaju garante apoio à realização da Semana da Acessibilidade | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitura de Aracaju garante apoio à realização da Semana da Acessibilidade
Evento propõe alertar sobre a necessidade de respeitar o que estabelecido em lei
Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 11/09/2019 13h30


No próximo dia 21 de setembro, o país celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para reforçar a importância desta data, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, promove, entre os dias 18 e 21 deste mês, a Semana da Acessibilidade. 
Durante esses quatro dias, na capital sergipana, diversas ação de sensibilização serão realizadas, como a 9ª edição do Troféu Pipiri, um conjunto de iniciativas que visam à garantia do acesso e participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos espaços públicos e privados, com autonomia e inclusão social no município de Aracaju. O evento conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e Fundação Brasil Ecoar.

A proposta da Semana  da Acessibilidade é alertar a população aracajuana sobre a necessidade de respeitar o que está estabelecido em lei e também conscientizar sobre os desafios  enfrentados pelas pessoas com deficiência. Segundo o secretário da Assistência Social de Aracaju, Antônio Bittencourt, o desenvolvimento dessa programação cumpre um importante papel em meio à luta das pessoas com deficiência, na capital sergipana.

“O momento não é de comemoração. É uma maneira de protesto e cobrança. Infelizmente, ainda há a necessidade da promoção de um evento como esse para reforçar algo que é óbvio e dever de cada cidadão e cidadã. As pessoas com deficiência merecem respeito, devem ter os seus direitos assegurados e toda a sociedade é responsável por isso. A Prefeitura de Aracaju entra como  parceira da Semana da Acessibilidade e sempre está à disposição para dialogar sobre melhorias no que se referente a ess questão”, explica Bittencourt.

Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roque Hudson, o evento representa um novo modelo de respeitabilidade perante a sociedade civil. “A Semana da Acessibilidade é um momento em que podemos tornar protagonistas as pessoas com deficiência, em Aracaju. É uma maneira encontrada para que possamos cobrar da sociedade civil mais respeito e exigirmos a garantia dos nossos direitos no tocante à inclusão social, mobilidade urbana e inserção no mercado de trabalho. A Semana é muito necessária para todos nós, porque é uma oportunidade de reforçar a nossa luta e cobrar os nossos direitos”, ressaltou

A palavra acessibilidade significa a qualidade do que é acessível. Desde 2000, o Brasil conta com Lei nº 10.098, que visa a garantir às pessoas com deficiência o direito da acessibilidade com segurança e autonomia em todos os espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, bem como de todos os serviços e instalações abertos ao público, de uso privado ou coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
26/04/2024  12h00 Profissionais e clínicas credenciadas podem paralisar serviços do Detran
Insatisfação é com o valor pelo serviço de avaliação psicológica para CNH 
Lally Alves/Divulgação
26/04/2024  11h30 Adoção de Estimação e Aju Animal realizam collab neste sábado
Ação irá contar com a participação de 8 instituições
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Ministério da Saúde quer ampliar cobertura vacinal no país
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
A pressão alta atinge 35% da população brasileira
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presos em SE
Plantio irregular do entorpecente foi encontrado; sementes eram comercializadas ilegalmente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado