Presidente da Emsurb acusa Danielle Garcia por abuso de autoridade | F5 News - Sergipe Atualizado

Presidente da Emsurb acusa Danielle Garcia por abuso de autoridade
Adepol defende delegada e investigações da Deotap. SSP reafirma permanência da delegada na condução dos inquéritos
Cotidiano 22/03/2017 16h31 - Atualizado em 22/03/2017 17h29


Por F5 News

A delegada Danielle Garcia, coordenadora do Departamento de Crimes contra Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) é alvo de denúncias do presidente da Emsurb, Mendonça Prado, sobre um suposto abuso de autoridade durante uma das abordagens realizadas no cumprimento dos mandados de busca e apreensão, da operação Babel, nessa terça-feira (21).

Segundo ele, a assessoria jurídica da Emsurb avalia se irá ajuizar uma ação contra a delegada ou instaurar um procedimento na Corregedoria da PC.  

“Um dos nossos diretores estava depondo e a delegada entrou na sala, se envolveu no diálogo e disse que iria prendê-lo caso ele adotasse certos procedimentos dos processos administrativos e isso é abuso de autoridade, isso é crime”, afirmou Mendonça à imprensa nesta quarta.

O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, disse considerar “natural” esse tipo de reação dos investigados, mas afirmou que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai continuar trabalhando sem escolher alvos.

“Não temos interesse em demonizar ninguém. O que a polícia fez foi cumprir ordem judiciais tentando encontrar a verdade em relação a essa contratação tumultuada”, declarou o delegado, que mais cedo já tinha descartado a saída de Danielle do Deotap.

A delegada não foi localizada para falar sobre o assunto.

A Associação dos Delegados de Policia do Estado de Sergipe (Adepol) emitiu nota defendendo a permanência da delegada Danielle Garcia na coordenação do Departamento e também o trabalho desenvolvido pelos investigadores por ela liderados.

Veja a íntegra da nota da Adepol.

"A ADEPOL/SE, Associação dos Delegados de Policia do Estado de Sergipe, vem a público manifestar seus irrestritos apoio e confiança aos trabalhos investigativos desenvolvidos pelo Departamento de Crimes contra Ordem Tributária e Administração Pública - Deotap, mormente na pessoa de sua coordenadora, Drª Danielle Garcia, profissional do mais alto gabarito e independência.

O trabalho desenvolvido pelo referido departamento, seja pela sua inegável qualidade técnica, seja pelo seu eminente caráter republicano, constitui um divisor de águas na história da Polícia Civil sergipana na repressão qualificada de crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, dentre outros, condutas estas que são nefastas a toda a coletividade, uma vez que têm como objeto criminoso o dinheiro público, que deve ser empregado na melhoria de vida de toda a população.

A Adepol ressalta que a conduta da coordenadora Danielle Garcia e dos delegados Gabriel Nogueira e Nádia Flausino , também membros do Deotap, reveste-se da mais estrita legalidade e tem por escopo a busca da verdade real dos fatos, com delimitação de autoria e materialidade das condutas eventualmente criminosas, não se constituindo, sob qualquer hipótese, em julgamento antecipado ou condenação de autoridades e servidores públicos. Neste particular, frise-se que as operações desenvolvidas pelo DEOTAP sempre tiveram o respaldo do Poder Judiciário e do Ministério Público, comprovando-se não haver qualquer indício de abuso de autoridade em suas ações.

Por fim, a Adepol aproveita o ensejo para parabenizar o Governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vem envidando esforços com vistas à melhoria da estrutura, instalações e serviços do Deotap, reconhecendo a sua importância no combate à corrupção e tornando-o referência no país."

Mais Notícias de Cotidiano
PMSE/Reprodução
06/05/2024  14h55 Homem é preso, suspeito de ameaçar mulher com uma faca e quebrar móveis
Ele teria ainda danificado a moto da vítima e fugido quebrando o telhado da casa
Rede social/Reprodução
06/05/2024  14h16 Concurso para fuzileiros navais é adiado para 21 de maio
A decisão foi tomada em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul
SES Sergipe
06/05/2024  14h14 Equipe do Samu Sergipe vai para o Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate
O número de mortes em decorrência dos temporais que atingiram o RS subiu para 83
Divulgação
06/05/2024  13h06 Bombeiros sergipanos sofrem acidente a caminho do Rio Grande do Sul
Eles vão atuar na operação de salvamento das vítimas das chuvas
Reprodução/ Arthuro Paganini
06/05/2024  11h34 INMET emite alerta de chuvas para regiões de Sergipe até a quarta-feira (8)
O acumulado de chuvas deve atingir o leste, agreste e sertão sergipano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado