Primeiro dia de prova do Saeb contou com 16 escolas estaduais de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Educação
Primeiro dia de prova do Saeb contou com 16 escolas estaduais de Sergipe
O Saeb é um conjunto de avaliações que realiza um diagnóstico da educação básica
Cotidiano | Por Agência Sergipe 07/11/2023 10h00


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), informa que nesta segunda-feira, 6, teve início o período da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste primeiro dia, foi contabilizada a participação de 16 escolas da rede pública estadual de ensino. O período de aplicação da prova se estende até 17 de novembro e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes das redes públicas e particulares em todo o país.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho acadêmico do estudante. A partir do Saeb, sete dimensões importantes são analisadas: atendimento escolar; ensino-aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. Todas estas dimensões são importantes, pois servirão para construir políticas públicas mais eficazes.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Vale ressaltar ainda que o Saeb é implementado em etapas em todo o país. Nesse sentido, dentro do cronograma predefinido estão sendo programadas as execuções nas diversas unidades federativas, levando em consideração as particularidades e características de cada região, com base na experiência logística do Inep e de seus colaboradores, como a Seduc, por exemplo.

“O Saeb está presente na política pública nacional desde os anos 1990. Neste ano, o processo de aplicação da prova teve início no dia 23 de outubro para 13 estados, e os outros 14 estados estão começando sua avaliação hoje, dia 6, incluindo Sergipe. São mais de 3.190 turmas e aproximadamente 75 mil estudantes estarão envolvidas nesse processo, que abrange escolas públicas estaduais, municipais, federais e também escolas particulares”, explica a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seduc), Joniely Cheyenne Cruz.

Outra informação relevante é que cada escola tem sua data de aplicação de prova agendada previamente. Participam deste processo avaliativo os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com a concretização do processo de alfabetização, bem como os alunos dos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental, além dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Para o 2º ano do Ensino Fundamental, a prova é amostral, explica Jonielly Cruz. “Significa dizer que nem todas as escolas que ofertam o 2º ano do Ensino Fundamental, da rede pública ou privada, estarão neste momento participando do Saeb. As escolas contempladas na amostragem participam em dois dias de aplicação. No primeiro dia, será a aplicação dos testes de leitura e escrita, e no segundo dia, será a aplicação de matemática. Para as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série de Ensino Médio, será um dia de aplicação para a língua portuguesa e matemática. No entanto, uma parte das escolas das redes pública e privada participam de uma amostragem para os quintos anos e nonos anos na área de ciências. Então, para essas escolas, teremos dois dias de aplicação nas turmas que serão avaliadas”, acrescenta a gestora.

A diretora da Ceave/Seduc lembra ainda que o Saeb não é só uma prova. Ele envolve instrumentos de coleta de evidências educacionais para balizar políticas públicas. Essas evidências são traçadas em âmbitos municipal, estadual e nacional. Todos os planos de políticas públicas educacionais passam por esses dados, essas evidências, para traçar metas.

“O contexto da pandemia deixou marcas profundas na educação de nossas crianças e adolescentes em todo o país. Por isso, a gente costuma dizer que o Saeb de 2023 vai trazer uma fotografia mais fidedigna da nossa realidade. Com essa fotografia em mãos, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, juntamente com 75 municípios e suas redes de educação, pode trabalhar de forma mais assertiva no processo de recomposição da aprendizagem”, frisa Joniely Cruz.

A aplicação das avaliações será de responsabilidade da Fundação Cesgranrio e do Inep, sob o acompanhamento da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Ceave/Seduc).

Saese

Vale ressaltar que as escolas da Rede Pública Estadual também seguem com a preparação para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que tem como meta conduzir a avaliação externa da Educação Básica no estado, de forma anual. Além da realização de exames de competência em todas as escolas das redes públicas estadual e municipais, será necessário promover igualmente um esforço constante de capacitação e supervisão educacional do sistema. O Saese ocorre no período de 20 de novembro a 1° de dezembro.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP/SE
17/05/2024  09h21 Polícia Civil prende suspeito de furtos na cidade de Aruá
Divulgação SSP
17/05/2024  09h00 Fiscalização combate desvio de água em Poço Redondo
Reprodução/ Redes sociais
17/05/2024  08h48 Professores da rede estadual de ensino anunciam paralisação nas atividades
Reprodução/MPSE
17/05/2024  08h47 MPSE realiza seminário em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso Infantil
Igor Matias/Agência Sergipe
17/05/2024  07h48 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta sexta (17)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado