Procedimentos de saúde na rede pública deverão ser confirmados | F5 News - Sergipe Atualizado

Procedimentos de saúde na rede pública deverão ser confirmados
Ideia é reduzir a fila de 150 mil pessoas aguardando atendimento
Cotidiano 04/08/2015 10h04


Por Elisângela Valença

Com uma fila de 150 mil pessoas aguardando atendimento na rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) resolveu adotar uma medida para otimizar os atendimento. A partir de agora, todo procedimento marcado passará por confirmação; quem não confirmar, terá o serviço cancelado, devendo fazer uma nova marcação.

A medida foi adotada após a SMS identificar um alto índice de ausência dos pacientes aos procedimentos agendados. “As pessoas marcam e não aparecem, gerando custos e demora no atendimento”, disse o secretário de Saúde, Luciano Paz.

Segundo levantamento, foi apontado um índice de falta de 33% aos procedimentos e consultas, chegando a 50% em determinados procedimentos, como consultas oftalmológicas e exames de ultrassonografia; no Centro de Especialidades Médicas (CEMAR) do bairro Siqueira Campos, 70% dos pacientes não aparecem na primeira consulta e 30% não comparecem ao retorno; no CEMAR Augusto Franco, 82% faltou à primeira consulta e 18% não apareceu no retorno.

“Quando vimos o tamanho da fila de espera, imaginamos que tínhamos que ampliar a oferta. Só que a ampliação foi feita e a fila continuou aumentando, até que identificamos que o problema é a falta ao procedimento, é o marcar e não aparecer. Se não fosse a falta, não teríamos fila na rede municipal”, comentou o secretário.

“Quando o paciente não aparece, o transtorno é enorme. É o servidor que fica ocioso, quando poderia estar atendendo alguém com uma necessidade maior e é o serviço que não é remunerado na rede conveniada. Este tempo parado poderia estar sendo usado por outro paciente”, disse.

Nos meses de fevereiro e março deste ano, a Ouvidoria da Saúde de Aracaju fez um levantamento dos motivos das ausências. No CEMAR Siqueira Campos, por exemplo, 40% dos faltosos disseram que não sabiam que tinham um atendimento agendado; 19% disseram que ficaram doentes; 9% trocaram de telefone; e 7% esqueceram.

Até o dia 31 de agosto, todos os procedimentos já agendados passarão pela confirmação. Quem não confirmar, terá o agendamento cancelado. A partir de agora, a confirmação entra na rotina dos agendamentos.

 

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