Professores aposentados ocupam prédio do Sergipeprevidência em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Professores aposentados ocupam prédio do Sergipeprevidência em Aracaju
Instituto diz que manifestação pode comprometer pagamento
Cotidiano 01/06/2016 18h00


Da Redação

Professores aposentados da rede estadual de ensino ocuparam o prédio do Instituto Sergipeprevidência, no centro de Aracaju, na tarde desta quarta-feira (1º).

A categoria cobra o pagamento dos vencimentos até o dia 30 de cada mês e obteve uma liminar deferida pela juíza Simone de Oliveira Fraga, da 3ª Vara Cível de Aracaju, obrigando o Estado a efetuar o depósito dos salários dentro do mês. Contudo, o governo recorreu da decisão.

De acordo com o Sindicato dos Professores, o Sintese, o pleito da categoria está embasado no artigo 95 da Lei Complementar 113, que regulamenta o Sergipeprevidência, e estabelece que os valores das contribuições previdenciárias repassados pelo Estado através dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem ser feitos dentro do mês de referência, o que, na ótica dos servidores, não justifica o atraso no pagamento das aposentadorias.

“Desde junho de 2015 que os professores aposentados sofrem com a covarde política adotada pelo governo Jackson Barreto de atrasos nos pagamentos das aposentadorias. Antes, os professores aposentados eram os primeiros a receber e de um ano para cá passaram a ser os últimos, tendo as aposentadorias depositadas em suas contas com atrasos de mais de 13 dias”, argumenta o Sintese em nota.

Em assembleia realizada nesta quarta, os professores decidiram passar a noite no Instituto e só vão deliberar sobre a desocupação após uma reunião agendada para esta quinta-feira (2) com o vice-governador Belivaldo Chagas, no Palácio dos Despachos.

Em nota enviada ao F5 News, a assessoria de comunicação do Sergipeprevidência afirma que a diretoria do instituto se reuniu com os representantes do Sindicato para ouvir as reivindicações e apresentar os valores que hoje o órgão possui em caixa.

Ainda segundo o documento, a manifestação é legítima, mas a postura dos sindicalistas é arbitrária, pois conforme o diretor-presidente, Augusto Fábio, o diálogo com a classe sempre se manteve aberto e a atitude prejudica o atendimento no local, colocando em risco o pagamento dos aposentados. “Estamos em semana de fechamento de folha. O barulho, a aglomeração e a grande movimentação de pessoas no prédio faz com que os servidores da casa se sintam incomodados.”

No início da tarde, o diretor da Coordenadoria de Controle de Aposentadoria, Kaio Luan Dantas Campos, expediu um comunicado à Presidência anunciando que as atividades seriam paralisadas devido à falta de segurança e concentração para registro de informações.

Foto: Sintese

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado