Professores vestem preto em sinal de luto pela violência nas escolas | F5 News - Sergipe Atualizado

Professores vestem preto em sinal de luto pela violência nas escolas
Ato aconteceu na escola de SE onde diretora foi agredida com caneta
Cotidiano 07/07/2015 18h30


Por Will Rodrigues

Os professores da rede estadual de ensino de Sergipe vestiram preto em sinal de luto pelos casos de violência nas escolas. Durante a tarde desta terça-feira (7), os docentes se reuniram na frente da Escola Estadual Senador Lourival Fontes, onde na semana passada um aluno agrediu a diretora Carla Valéria Oliveira, 40 anos, com socos e uma caneta.

Os professores cobram ações efetivas no combate à disseminação da violência no ambiente escolar, pois, segundo a categoria, a situação se tornou recorrente. “A violência passou a fazer parte do cotidiano da escola e não podemos enxergá-la com naturalidade. É preciso construir formas para que a escola seja um local da construção do saber, onde não haja espaço para a violência”, afirmou Ângela Melo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese).

Para Ângela, o Estado precisa envolver a sociedade civil e outras instituições no trabalho de combate à violência no ambiente escolar. “Temos que fazer uma discussão conjunta com organizações como a Universidade Federal de Sergipe, a Secretaria da Segurança e a comunidade a fim de que o projeto pedagógico seja construído coletivamente, a gestão democrática seja aplicada e a gente insira cultura dentro da escola, em suas várias formas, como a música, a dança e o teatro. Além disso, é preciso que o Estado ofereça a estrutura com quadra coberta e laboratórios, por exemplo”, afirmou.

A professora destacou que a agressão física é a consequência de uma série de ações violentas que se desencadeiam diariamente nas unidades de ensino. “Nosso estudantes e professores precisam ser valorizados. Temos até o registro de alunos que são assaltados dentro do próprio colégio. A violência está na sociedade e não vai acabar, mas precisamos de ações que minimizem a sua incidência para que ela não atinja a escola”, comentou.

O caso de agressão da diretora Carla Valéria é o quarto registrado nos últimos 12 meses. No último mês de abril, professores da escola estadual Felisberto Freire, no município de Itaporanga D´Ajuda (SE), foram ameaçados por alunos, que também picharam o colégio. Em março, o carro de uma professora foi incendiado no estacionamento do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, localizado no conjunto Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro. E em setembro de 2014, o professor Carlos Christian foi baleado por um aluno na Escola Estadual Olga Barreto, no conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão (SE), e ficou paraplégico.

Caso Lourival Fontes

O menor que agrediu a diretora Carla Valéria foi apresentado ao Ministério Público Estadual nessa segunda-feira (6). O rapaz de 16 anos responderá por lesão corporal e foi encaminhado para a Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Usip). A diretora já está em casa, mas continua com a saúde física e mental abalada, com dores no corpo e insônia. Ela realizou exames no Instituto Médico Legal (IML) e deve receber uma licença.

Foto: Divulgação Sintese

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
Mais de 67 mil vagas são oferecidas, segundo o Ministério da Educação
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
Linda alega que foi ferida tradição democrática e ignorada participação da comunidade
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
A PM informou que foram recebidos com hostilidade pelos suspeitos
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)
Ação visa aproximar o cidadão da doação de sangue e ampliar os estoques

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado