Profissionais da Educação protestam em frente à Câmara de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Profissionais da Educação protestam em frente à Câmara de Aracaju
Categoria reivindica atualização do piso, vetada pelo prefeito Edvaldo Nogueira
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 16/02/2022 11h43 - Atualizado em 16/02/2022 18h23


Profissionais da Educação e agentes de Saúde de Aracaju protestaram em frente à Câmara de Vereadores da capital na manhã desta quarta-feira (16). A manifestação é organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) que reivindicam a atualização dos pisos salariais das categorias.

Os manifestantes ocuparam a frente da casa legislativa num ato pacífico e com atividades culturais. A ocasião reuniu os profissionais de Educação, agentes de Saúde e uma parcela da população que apoia a reivindicação.

Eles pressionam os vereadores a derrubarem o veto do prefeito Edvaldo Nogueira aos artigos 11 e 13 da Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi aprovada pelos parlamentares no final do ano passado

Os respectivos artigos preveem a atualização do piso salarial dos professores e dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias. Segundo o Sindipema, no caso dos educadores, desde 2016 não é feita nenhuma atualização salarial. 

O protesto

O sindicato afirma que a mobilização e o diálogo com os vereadores de Aracaju devem ser mantidos, mas a luta é feita sempre na rua, junto aos trabalhadores e à população em geral. 

A perspectiva da organização é que a mobilização se estenda, pois existem outras pautas tidas como urgentes, como a melhoria da infraestrutura nas escolas e a garantia de uma alimentação escolar satisfatória. 

Outra questão levantada pelo sindicato é o rateio do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. 

Eles reivindicam a distribuição da sobra de quase R$ 27 milhões do ano passado, e que esse valor deveria ser rateado entre os professores que estão na ativa.

A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, através de sua assessoria de Comunicação, informou que não vai se manifestar no momento. O F5 News mantém o espaço aberto para o posicionamento da pasta. 

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado