Programa de incentivo à leitura da Deso já emprestou cerca de 4 mil livros | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Programa de incentivo à leitura da Deso já emprestou cerca de 4 mil livros
Premiado, ‘Livro, Liberdade para a Alma’ realiza empréstimos e doações
Cotidiano | Por Agência Sergipe 17/02/2024 10h00


Com o propósito de promover a leitura, ampliar o conhecimento e democratizar o acesso a títulos literários, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio da Gerência Socioambiental (Gesa), desenvolveu o projeto ‘Livro, Liberdade para a Alma’. Criado em 2017, o programa, cujo acervo é formado por doações, já emprestou aproximadamente 4 mil livros para a comunidade interna e externa, e doou outros mil.

“O leitor escolhe algum dos títulos expostos nas dependências da Deso, através do Sistema de Catálogo de Livros, disponível a funcionários da Companhia, ou por meio da relação física de livros. Quem faz o empréstimo tem até 45 dias para realizar a devolução”, explicou Cristina Santana, da Gesa, guardiã do ‘Livro, Liberdade para a Alma’. Além de expor livros em espaços da unidade sede da empresa, em Aracaju, o programa conta, também, com ‘gelatecas’.

“São geladeiras que pararam de funcionar e seriam descartadas. Então, após pintarmos com artes coloridas, utilizamos essas geladeiras como armazenamento de livros para empréstimo. As gelatecas estão na Gerência de Compras e Almoxarifado da Deso, em Nossa Senhora do Socorro, e no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, por meio de parceria com a direção da instituição”, contou Cristina.

Premiado duas vezes com o Selo ODS, condecoração conquistada pelo alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto já realizou diversas ações de doação de livros em vários locais e eventos. “Sempre marcamos presença no Sergipe é Aqui, e já passamos pela Universidade Federal de Sergipe, Biblioteca Pública Epiphanio Dória, Festival de Artes de São Cristóvão, Instituto Federal de Sergipe, entre muitos outros espaços”.

Fazendo a diferença

Visando incentivar a prática da escrita e da leitura, o ‘Livro, Liberdade para a Alma’ distribuiu kits de higiene, provenientes de doações, a pessoas detentas do Copemcan que escrevessem uma redação. O tema proposto foi “Aonde as águas desse rio irão te levar?”. “Distribuímos mais de 50 kits, e percebemos que havia colaboração na hora de escrever o texto, pois nem todas as pessoas que participaram sabiam ler.”, relatou Cristina Santana.

Outra frente de atuação do programa é a sustentabilidade. Os livros desatualizados do acervo do projeto não são descartados: são enviados à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem (Care) de Aracaju. Em 2023, conforme afirmou Cristina, foram mais de 150 kg de livros em desuso destinados à Care. Só em janeiro deste ano, já foram reciclados mais de 20 kg. “Além de promovermos a facilidade de acesso a livros e ao conhecimento, também ajudamos o meio ambiente”, disse.

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado