Projeto alerta para necessidade de preservação dos mangues em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto alerta para necessidade de preservação dos mangues em Aracaju
Descarte irregular de resíduos pode provocar a morte desse ecossistema
Cotidiano 02/06/2015 15h34


Por Fernanda Araujo e Will Rodrigues

Considerado um dos mais importantes ecossistemas sergipanos, o mangue tem recebido uma atenção especial nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Durante a manhã desta terça-feira (2) o projeto “Jogando Limpo” fez a coleta de resíduos no manguezal da avenida Beira Mar, na zona Sul de Aracaju.

O grupo aproveitou para alertar sobre as consequências da degradação desse ambiente que abriga várias espécies vegetais e animais. Atualmente, Sergipe possui 27 mil hectares de manguezal, quase 13 mil ha ficam em Aracaju e na região metropolitana, mas essa área tem sido reduzida ao longo dos anos por conta dos aterros.

O coordenador do projeto, Fabiano Mehmeri, salienta que com o ato simbólico foi possível confirmar o crescimento dos riscos de morte do manguezal. “A ação trouxe resultados surpreendentes de forma negativa porque conseguimos retirar duas geladeiras, uma televisão, malas, capacetes, ou seja, resíduos de uso doméstico que estão sendo descartados de forma altamente prejudicial ao meio ambiente”, afirma.

Os manguezais são áreas típicas de zonas tropicais, onde há transição entre os ambientes terrestre e marinho. Berçário da biodiversidade aquática, o mangue possui elevada produtividade de proteína animal e é o elo básico das cadeias alimentares economicamente importantes.

Pesquisadores estimam que 2/3 da população de peixes do mundo dependem dos manguezais. Além disso, eles também possuem a função de estabilização dos estuários e impedem a ação erosiva das ondas sobre os terrenos subsequentes.

Embora pobre em espécies vegetais, abriga uma fauna diversificada como o caranguejo-uçá, aratu, guaiamum, camarão, ostra, dentre outros.

A ação contou com a participação de vários estudantes e voluntários, entre eles a professora aposentada, Maria Luiza Barbosa, que ficou impressionada com a quantidade de lixo recolhida. “Num espaço tão pequeno coletou isso tudo, imagine se fosse a costa litorânea toda? Queria que todas as pessoas não só nos mangues, mas nas ruas, nas praças, coletassem todo o tipo de lixo, e não jogassem mais a toa, porque Aracaju ficaria bem melhor”, entende.

O projeto “Jogando Limpo” ainda vai contar com uma exposição fotográfica sobre a coleta de resíduos. A mostra acontece entre os dias 5 e 10 de junho próximo à loja Jurandir Pires, no Shopping Riomar, na zona Sul da Capital.

Fotos 1, 2 e 3: Fernanda Araujo/F5 News

Fotos 4, 5 e 6: Will Rodrigues/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Capital deverá ter o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado