Projeto de estudante da rede de Sergipe fica em 1º lugar na Cienart | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto de estudante da rede de Sergipe fica em 1º lugar na Cienart
Cotidiano 05/11/2015 08h56


Uma mostra atual da produção cientifica e tecnológica dos alunos sergipanos foi exibida na última sexta-feira (30), na Feira Estadual de Ciências, Artes e Tecnologia (Cienart) 2015, evento integrante da V Feira Científica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec-SE).

Coordenado por Jean Guilherme, professor de física e química do Colégio Estadual Manoel Alcino do Nascimento, o "miniprojeto de Veículo Agrário de Produção Movido a Energia Solar" ficou com a primeira colocação na classificação geral e na categoria Ciências.

Esse resultado foi possível graças ao empenho do aluno Antony Rocha, estudante do 9º ano do ensino fundamental no Manoel Alcino, colégio estadual localizado em Graccho Cardoso, cidade distante 118 km de Aracaju, que desenvolveu e construiu o protótipo juntamente com o professor Jean. Ele contou ainda com a ajuda de Cícero Romão, ex-aluno da escola.

"Através da observação prática, priorizando buscar meios para erradicar déficits que ainda estão presentes no meio agrícola, decidimos desenvolver um miniveículo que tem como matriz energética a energia fotovoltaica (solar), é radiocomandado e integra um sistema compacto, seguro e econômico", afirma Antony Rocha, ao explicar como surgiu a ideia do projeto.

Como filho de agricultor, Antony Rocha constatou na execução do trabalho do pai no campo alguns problemas passíveis de solução, como a substituição da energia utilizada para mover maquinários agrícolas.

Utilidade

"Por tratar-se de um miniveículo, projetamos a realização de tarefas como adubação e nebulização (aplicação de venenos), as quais serão mais precisas e com menos desperdício com relação aos serviços já utilizados atualmente", diz o jovem inventor, ao salientar que o projeto tem baixo custo de investimento.

Ele explica que o protótipo desenvolvido preza também pela saúde dos agricultores, que podem sofrer intoxicação após realizarem nebulização, em decorrência da alta periculosidade dos venenos utilizados.

"Serão reduzidos gastos com relação às lavouras, uma vez que o sistema possibilitará uma maior precisão quanto às aplicações, que são diferentes dos serviços já executados por tratores, e erradicará a perda por pisoteio e a má distribuição dos produtos", acrescenta o professor Jean Guilherme, ao justificar o miniveículo em contraponto às grandes máquinas.

Miniveículo

Para a prévia elaboração do projeto em 3D foi utilizado o software computacional GOOGLE SCKATCHUP, e a cada etapa projetada em mente (através de imagens mentais) havia uma repassagem para a tridimensão, levando-se em consideração conceitos de física e química, de modo a dar simetria ao projeto.

O projeto dividiu-se basicamente em outros cinco: Projeto tridimensional; Construção da base em alumínio; Atribuição de sistemas de tração e direção; Atribuição de mecanismos para execução dos serviços agrícolas (incluindo os mecanismos de adubação e irrigação) e Atribuição de parte elétrica.

Movidos pela curiosidade e pela vontade de experimentar, Antony Rocha e o professor Jean Guilherme desenvolveram um projeto que irá beneficiar não apenas a comunidade em que estão inseridos, mas também a todos os agricultores que poderão, num futuro próximo, utilizar a invenção criada por eles.

"Por via de um pequeno investimento, teremos um sistema que irá solucionar não só déficits encontrados no atual sistema de produção agrária, como também desprovimentos ligados ao meio ambiente", afirma Jean Guilherme.

Determinado a continuar os estudos e forma-se engenheiro elétrico, Antony Rocha afirma que durante a elaboração do projeto utilizou-se apenas de observações voltadas para os déficits encontrados no meio agrícola, mais especificamente no cultivo do milho.

Mas ele explica que o uso do sistema é expansível a vários outros cultivos e diz esperar que tais sugestões sirvam como aprimoramento.

Parceiros

Para a realização da Feira de Ciências, a Fapitec contou com o apoio da UFS, Cienart, Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Universidade Tiradentes (UNIT), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Embrapa Tabuleiros Costeiros, SergipeTec, Instituto de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho  Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Seed

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Agência Sergipe
15/05/2024  10h30 Confira as oportunidades de emprego divulgadas pela Seteem nesta quarta (15)
Núcleo de Apoio ao Trabalho divulga 60 vagas, entre elas afirmativas para Mulheres
Reprodução/PM/SE
15/05/2024  10h21 Mãe e filha são vítimas de tentativa de feminicídio em Itabaiana
Segundo a vítima, o suspeito seria o marido que as agredia de forma recorrente
Prefeitura de Barra dos Coqueiros
15/05/2024  09h49 Barra dos Coqueiros fica em 1° lugar na 5ª Mostra Sergipe, aqui tem SUS
Mostra busca reunir experiências inovadoras e exitosas que possam ser replicadas
Reprodução/ Polícia Militar
15/05/2024  09h43 PM apreende materiais utilizados para o tráfico de drogas em Socorro (SE)
Dentre os materiais, a equipe apreendeu duas prensas hidraúlicas e cocaína
Reprodução/ SSP
15/05/2024  09h10 Instituto de Identificação disponibiliza atendimento para pessoas acamadas
Ao enquadrar-se nos pré-requisitos, a equipe vai até o local do requerente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado