Psicopedagoga explica como a rotina influencia no sono da criança | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Psicopedagoga explica como a rotina influencia no sono da criança
Segundo Vânia Clareto, adultos dormem cada vez menos, tendência seguida pelos filhos
Cotidiano | Por F5 News 10/09/2022 12h00


O sono tem uma série de funções no organismo humano e é responsável por manter o equilíbrio no organismo, seja em aspectos físicos, psíquicos e emocionais. Na prática, a qualidade dele interfere diretamente em nossa capacidade de cumprir as atividades cotidianas. 

Um estudo feito por pesquisadores de Stanford, nos Estados Unidos, e do Centro Dinamarquês de Medicina do Sono, apontou que a má qualidade do sono pode diminuir a expectativa de vida em nove anos e, ao mesmo tempo, aumentar em 29% o risco de mortalidade. 

F5 News conversou com a psicopedagoga e arteterapeuta Vânia Clareto, buscando os caminhos para se ter um sono plenamente reparador. A especialista alerta que a falta dele já impacta crianças e adolescentes.  

F5 News - Como o sono dos pais influencia no dos filhos? 

Vânia Clareto - As pessoas estão dormindo cada vez menos e é um ritmo que acaba levando as crianças também. Eu tenho ouvido muita gente - adolescentes, crianças - falando que dormir é perder tempo. E a gente entende que não: nós precisamos dormir para poder ter uma rotina legal. 
 

F5 News - É possível ter um impacto no aprendizado escolar? 

A gente hoje entende que aprende enquanto dorme.Tudo que foi visto durante o dia, é durante a noite que fazemos as assimilações. Então, é preciso ter tempo de sono e que seja de qualidade, profundo, que a criança possa realmente descansar. 

F5 News - Como preparar as crianças para esse sono de qualidade? 

Vânia - Quando a gente dorme sempre no mesmo horário, o nosso organismo já vai se preparando pra isso. Essa é a importância da rotina, da quantidade e da qualidade. É importante que ela aprenda a dormir no espaço dela. É importante que ela tenha todo um ritual para dormir. Algumas sugestões que podemos pontuar são um lugar mais quente, tomar banho, trocar a roupa, já diminuir as luzes da casa e depois colocar a criança para dormir. 

E se a criança dorme sozinha, que acompanhe e dê um beijo, fala tchau. Se não dorme só, que conte historinha, que tenha esse momento, um tempinho antes de dormir, para ler um pouquinho, que também vai relaxar e ajudar que a criança consiga se desconectar do que está acontecendo em volta. Desconectando, tende a relaxar mais rapidamente e a conseguir dormir mais profundamente.

F5 News - Existe um momento para começar a exercitar essa rotina? 

Vânia - A rotina do sono deve vir desde bem cedo. Acostumando a criança a ter um tempo maior de sono, aprender a dormir. Mas a criança que não dorme só, que os pais possam ajudar em toda essa rotina, preparando ela pro sono.

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
SSP/Ilustrativa
21/05/2024  18h40 Briga entre vizinhos em Propriá termina com agressões, mordida e ameaças
Seduc
21/05/2024  18h20 Greve dos professores em Sergipe é suspensa pelo Tribunal de Justiça
SES Sergipe
21/05/2024  18h13 Samu de Sergipe segue em missão humanitária no Rio Grande do Sul
André Moreira
21/05/2024  17h40 Fábio Mitidieri homologa resultado do concurso para procurador do estado
F5 News
21/05/2024  17h15 Confira as normas para ter policiamento em eventos durante o período junino

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado