Público conta suas escolhas de transporte para conferir atrações do Fasc | F5 News - Sergipe Atualizado

Vai para o Fasc de quê?
Público conta suas escolhas de transporte para conferir atrações do Fasc
Mais de 50 mil visitantes são esperados durante Festival de Artes de São Cristóvão
Cotidiano | Por Daniel Soares 01/12/2023 11h45


Começa nesta sexta-feira (1º) a 38ª edição do Festival de Artes de São Cristovão (Fasc). O evento promete agitar as ruas da cidade histórica na Grande Aracaju com variadas manifestações culturais, de modo a atrair milhares de pessoas nos seus três dias de festa. Muitos alugaram espaços para não perder um momento sequer, mas outros preferem ir ao Festival e retornar para casa.

Por isso, o deslocamento é importante e exige a análise da melhor opção - entre o veículo particular, transporte público ou os famosos bate-voltas (transporte particular fretado, geralmente feito por ônibus ou vans). Isso porque a viagem de ida e de volta pode tornar o momento mais agradável ou acabar em experiências frustrantes. Por isso, a reportagem do F5 News perguntou a algumas pessoas: vai para o Fasc de quê?

A jornalista Nayara Arêdes disse que ainda está analisando qual será sua escolha. A mais provável será o Uber com um grupo de amigos para poder ter mais controle dos horários. No ano passado, ela optou pelo bate-volta, que acabou sendo uma boa pedida. "Escolhi para ir um transporte de volta garantido e também porque a ida costuma ser mais cedo e eu estava querendo aproveitar as atrações diurnas", contou ao F5 News.

A estagiária Rúbia Naate Brito vai tentar ir de formas diferentes. Nesta sexta-feira, pretende se deslocar de carro como carona. Nos demais dias, arriscará um ônibus ou bate-volta. "Resolvi aproveitar essa oportunidade de carona na primeira noite. Nos outros dias, o Uber e o transporte particular devem estar mais caros. O bate-volta e o ônibus são mais em conta", disse ao portal.

Já a estudante de Relações Internacionais Ana Clara Gomes da Silva não teve dúvidas: vai de bate-volta na sexta e no sábado. Para ela, esse é o meio de transporte mais certo, principalmente na hora do retorno a Aracaju.

"Fui de ônibus em 2022 e não gostei da experiência. Quase não consigo voltar pra casa. O bate-volta é bem melhor do que ir de ônibus, infelizmente é caro, mas é a melhor forma de ter a segurança", analisa.

Prefeitura recomenda transporte público

Segundo Yago de Andrade, diretor de Jornalismo da Prefeitura de São Cristovão, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) do município recomenda o uso do transporte público. Inclusive, ele informou ao F5 News que foi solicitado à SMTT de Aracaju o aumento da frota de ônibus no sentido de atender a essa demanda.  

"Isso também vai facilitar a questão do estacionamento, já que não vão necessitar de tantos pontos para abrigar o mesmo volume de visitantes se viessem em carros próprios. Outra alternativa que a SMTT orienta é o uso dos bate-voltas, que também não precisaria de tantas vagas de estacionamento", afirmou Yago.

A prefeitura informa ainda que durante os três dias de Fasc algumas ruas serão bloqueadas de formas parcial, a partir das 12h, e total a partir 16h. Durante a realização do evento, não será permitido estacionar nas áreas bloqueadas, ficando os carros sujeitos a guincho. 

No período dos bloqueios parciais, os moradores poderão parar para embarque e desembarque de pessoas e mercadorias.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado