Quase 400 kg de cocaína são encontrados em caminhão pela PF | F5 News - Sergipe Atualizado

Quase 400 kg de cocaína são encontrados em caminhão pela PF
Droga seria distribuída em Sergipe e em outras regiões do Nordeste
Cotidiano 07/03/2016 13h15


Por Fernanda Araujo

Ao todo 366 kg de cocaína foram encontrados escondidos dentro de um caminhão bi-trem, no domingo (06). A apreensão aconteceu na BR-116, próximo à região deTucano (BA), quando o veículo foi interceptado pela Polícia Federal. O caminhão foi levado à sede da PF, na capital sergipana, e quatro pessoas foram presas, acusadas de fornecer drogas para região Nordeste do país. Até agora, essa é a maior apreensão de 2016 feita pela PF em Sergipe e no país. Ao todo, já foram apreendidos 400 kg de cocaína, pasta base e crack no estado este ano.

A apreensão foi feita na Bahia, mas o caso está tramitando em Sergipe, já que a investigação se originou da primeira apreensão realizada em agosto do ano passado, na cidade sergipana de Lagarto, onde o processo está em andamento. Naquela ocasião, policiais federais apreenderam cerca de 630 kg de maconha e foi verificado que havia uma organização criminosa responsável por transportar, distribuir e vender drogas.

A Operação Tatu recebeu esse nome devido ao apelido de Carlos Alberto Cassiano de Freitas, de 31 anos, apontado como o chefe da quadrilha, responsável por fornecer e distribuir as drogas, tanto de maconha como cocaína, principalmente para o Estado de Sergipe. Além de Tatu, foram presos Fábio Henrique da Cruz, 32 anos, Leonardo Carlos Hansen da Silva, 34 anos, dupla que estava no caminhão, e Ermano Vyctor de Deus da Silva, 21 anos, que junto com o chefe ia receber o entorpecente.

 “A partir dessa investigação tivemos a informação de que ontem o Tatu iria receber uma grande quantidade de cocaína e iria distribuí-la, montamos a operação e prendemos o Tatu na hora em que recebia a droga. Uma parte viria para Sergipe e outra seria distribuída para outros estados do Nordeste, principalmente Ceará, Pernambuco, Bahia e Alagoas”, conta o delegado Márcio Lopes, da Delegacia de Repressão a Drogas.

A droga estava em um fundo falso da carroceria do bi-trem, uma carreta Iveco com placas do Estado de Goiás. “A BR 116 não atravessa o Estado de Sergipe, eles estariam evitando passar pela BR 101 porque está havendo muita fiscalização nossa e fizemos várias apreensões. Temos vários processos para investigações em andamento no município de Lagarto”.

O delegado não confirma se a apreensão tem relação com a investigação que levou a prisão do vice-presidente do Facebook no Brasil, Diego Dzodan, porque o Whatsapp se negou a quebrar sigilo de investigados que fariam parte de uma suposta quadrilha de tráfico de drogas interestadual. Este caso tramita em segredo de justiça.

Os acusados foram encaminhados ao Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho (Compajaf) e estão à disposição da Comarca de Lagarto. Lopes afirma que todas as medidas cautelares serão efetuadas, como pedir bloqueio da conta bancária dos envolvidos.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado