Renais crônicos continuam com atendimento comprometido em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Renais crônicos continuam com atendimento comprometido em Sergipe
Promotor vai encaminhar caso à Procuradoria Geral de Justiça
Cotidiano 05/05/2016 14h20


Por Fernanda Araujo

Os pacientes renais crônicos de Sergipe criticam constantemente a falta de assistência médica no Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju. A situação foi novamente discutida em audiência extrajudicial, nesta quinta-feira (5), e a Promotoria de Saúde, do Ministério Público de Sergipe, vai oficiar a Procuradoria Geral de Justiça, tendo em vista o foro privilegiado dos representantes do Estado de Sergipe e Município de Aracaju.

Não é de hoje que os pacientes renais crônicos cobram um hospital de retaguarda para o melhor atendimento. Segundo o promotor, Fábio Viegas, já existe uma ação judicial de 2012, movida por ele, concluída em grau de recurso de apelação e que o Tribunal de Justiça manteve a decisão do primeiro grau. No entanto, a promotoria afirma que não houve cumprimento da decisão favorável aos pacientes de hemodiálise.

“Os pacientes venceram nessa ação. O atendimento deve ser resguardado, tanto o Estado com o Município devem oferecer, agora as providências cabem à Procuradoria que pode até judicializar criminalmente se entender que a decisão está sendo descumprida”, explica Viegas. O promotor, visando à resolução do problema, recomenda que o Estado e o Município empreendam esforços para o cumprimento da decisão judicial, devendo oficiar o MP a cerca do cumprimento em 30 dias.

O caso

A questão foi debatida em audiência no dia 4 de abril deste ano e representante da prefeitura assumiu o compromisso de regularizar a prestação dos serviços em 30 dias. A coordenadora de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Souza Teixeira, se comprometeu a enviar informações em 48 horas sobre os procedimentos adotados pelo município para criar retaguarda e assegurar atendimento, mas a SMS não se manifestou no prazo, segundo informações do promotor Antônio Fortes, que ajuizou ação por ato de improbidade administrativa contra a Prefeitura de Aracaju por deixar de adotar medidas para garantir assistência.

Representantes de hospitais e de clínicas do setor privado informaram que a prestação do serviço está sendo feita de forma filantrópica e que as unidades não teriam condições de manter este tipo de atendimento por falta de repasses dos recursos públicos.

Leia mais

Mais de 500 pessoas precisam de transplante renal em Sergipe

foto: ARCRESE

 

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Acidente aconteceu na noite deste sábado (18) na Rodovia SE-179
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Leite materno e comida com texturas e cores diferentes, são algumas das dicas
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado