Riachuelo será 1ª cidade a receber curso de ações em meio a desastres | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Riachuelo será 1ª cidade a receber curso de ações em meio a desastres
Foco é qualificar resposta de Defesas Civis e secretarias municipais nessa situação
Cotidiano | Por F5 News 17/04/2023 20h18


A  partir desta terça-feira (18), o Governo de Sergipe inicia o Curso de Operações e Gestão de Desastres (Coged), voltado para especializar agentes de instituições envolvidas em ações relacionadas aos desastres e que acontece em todo o estado até o dia 11 de maio, por intermédio da Superintendência Especial de Proteção e Defesa Civil (Supdec).

A primeira cidade escolhida foi Riachuelo, na Grande Aracaju. No curso, os profissionais serão capacitados a contribuir no desfecho rápido de desastres, diminuir seus danos e prejuízos e, principalmente, o sofrimento das pessoas afetadas pelos eventos.

"O objetivo do curso é atender às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, bem como às secretarias do poder público municipal dos 75 municípios sergipanos. Estrategicamente, a capacitação será voltada a atender aos oito territórios sergipanos, sendo escolhida uma cidade de cada região", informa a Defesa Civil de Sergipe.

Segundo o superintendente do órgão, tenente-coronel Luciano Queiroz, o curso é essencial para resguardar a população sergipana em possíveis situações de desastres. “Recentemente realizamos um seminário sobre ‘Mitigação aos efeitos das chuvas’, ministrado por profissionais específicos nessas áreas, e tivemos a participação de mais de cem agentes das Defesas Civis municipais. Agora, partiremos para o curso com algumas atividades práticas, a fim de reforçar o aprendizado por eles obtido”, disse.

Luciano Queiroz ressalta que é fundamental utilizar as estruturas municipais para melhor atuação em caso de sinistros. “Qualquer unidade da federação está sujeita a eventos adversos, que podem causar danos à sociedade. Estes, quando ocorrem, têm intensidade escalonada de acordo com as vulnerabilidades do sistema prejudicado. Com uma má gestão, eles podem ser ainda mais potencializados”, afirmou ainda. 

A carga horária prevista para o Curso de Operações e Gestão de Desastre será de 10 horas/aulas distribuídas em um único dia, já a hora/aula terá duração de 45 minutos. 

Na oportunidade, serão abordados os temas: Operações de Prevenção, Mitigação e Preparação; Operações de Resposta; Operações de Restabelecimento e Reconstrução; Simulado de Gestão do Desastre. 

As inscrições podem ser feitas aqui.

Com informações da Agência Sergipe e da Defesa Civil do Estado

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado