Ruas do bairro Coroa do Meio recebem serviço de urbanização | F5 News - Sergipe Atualizado

Ruas do bairro Coroa do Meio recebem serviço de urbanização
Obra pode ser parada caso esgotamento sanitário não seja feito a tempo
Cotidiano 05/02/2016 12h41


Por Fernanda Araujo

Quem mora na região do bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju (SE), vive um sufoco com as ruas ainda de piçarras que viram uma poça de lama quando chove. O problema é antigo e a Prefeitura de Aracaju quer começar a recapear as ruas. As obras estão acontecendo em ritmo acelerado, segundo a prefeitura, mas um obstáculo tem prejudicado o andamento das ações.

O projeto inicial contempla 20 vias, a reestruturação chegou a paralisar e depois foi reiniciada no final do ano passado.  Mas, as obras não podem ser feitas sem que antes a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso faça o esgotamento sanitário da região, como dito pela presidente da Emurb, Socorro Cacho.

A presidente relata que durante as obras foram encontrados problemas relacionados ao esgotamento sanitário da região, que precisava de uma intervenção da Deso. Após reuniões, a companhia iniciou os trabalhos, mas o prazo estabelecido para a Emurb não foi cumprido. “E isso está nos dificultando. Se dentro de 15 dias, no máximo, a gente não conseguir que a Deso volte a fazer as inserções na área vai ter que parar a obra”, adverte Cacho.

De fato, Socorro Cacho alerta que não é possível dar continuidade as obras sem o esgotamento sanitário. Apesar disso, foi dada uma solução paliativa para dar seguimento à estruturação. “A população fica nos cobrando e a gente fica nesse impasse. A gente tem procurado manter (a obra), até porque os engenheiros, tanto da Emurb quanto da Deso, são técnicos, existe o conhecimento e estamos tentando trabalhar em cima disso, tentando uma solução”, assegura.

“A gente tem prazo (para o término do contrato com a empresa responsável pela intervenção) tem prazo de faturamento, senão o recurso ia voltar. Se paralisar a obra vai ser ruim para todo mundo, prefeitura, população, isso envolve recurso federal então teremos problema também com a Caixa Econômica Federal”, assinala.

Segundo a PMA, de um total de 22 ruas, quatro já estão recebendo os serviços de urbanização, com ações de limpeza e nivelamento para, em seguida, finalizar com o serviço de drenagem, terraplanagem, boca de lobo, meio-fio e toda a infraestrutura necessária. As obras deveriam ter sido concluídas ainda na gestão anterior, entretanto, o serviço foi paralisado devido a problemas de prestação de contas junto à empresa responsável pela obra na época. A nova licitação só foi aberta em 2015, após análise do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União.

Para tratar sobre o assunto, na manhã desta sexta-feira (05) o prefeito João Alves Filho esteve reunido com o presidente da Deso, Carlos Melo, juntamente com a presidente da Emurb Socorro Cacho. No próximo dia 11, haverá um novo encontro quando o presidente da companhia de saneamento acompanhará o prefeito no canteiro de obras perto do Farol da Coroa do Meio. 

De acordo com o presidente da Deso, as equipes da Companhia encontraram dificuldades técnicas na implantação dos tubos na área específica da Coroa do Meio. “Aquela região possui um lençol freático muito alto e a influência da maré dificulta o trabalho da Deso, apesar disso, a obra já está 98% concluída, e nós vamos dar atenção especial para que ela seja entregue o mais breve possível”, pontua Carlos Melo.  

Fotos: Sérgio Silva

*Atualizada às 16h46 para acréscimo de informações da Deso

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado