Saiba como manter a dieta nas festas de fim de ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Saiba como manter a dieta nas festas de fim de ano
Cotidiano 24/12/2014 09h56


O Natal e o Ano Novo são datas muito esperadas. No entanto, para quem está seguindo uma dieta, pode ser um período também de preocupação, devido aos diversos pratos já comuns nas ceias de Natal. Mas será que há alguma forma de não sair da linha e manter o foco na alimentação equilibrada? De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira, existem sim alternativas. Uma dica da especialista, por exemplo, é realizar, antes da ceia, um lanche simples e leve, para não chegar à festa com muita fome e acabar comendo mais do que deve. “Quando estamos com fome, tendemos a exagerar nas quantidades, por isso não devemos deixar a fome chegar buscando sempre comer a cada 3 horas”, aconselha Tanara.

A nutricionista afirma, ainda, que um erro comum durante as festas de fim de ano é passar a noite comendo petiscos e bebidas de todos os tipos (sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas), e depois ingerir o jantar seguido da sobremesa. A prática, segundo ela, prejudica o processo de emagrecimento. “A pessoa passa horas se alimentando e, quando estamos alimentados, liberamos hormônios que estimulam o acúmulo de gordura. Isso não é bom, pois o intervalo entre as refeições deve existir para promover o emagrecimento”, explica.

O ideal, de acordo com a especialista, é planejar os horários em que vai se alimentar. “No momento em que for se alimentar, é recomendável iniciar a refeição com alimentos ricos em fibras como as saladas, frutas, incluindo as secas, que são bem comuns nas festas de fim de ano, castanhas, nozes e cereais integrais. A fibra incha no estômago, promovendo saciedade mais rápido, então, você acaba comendo menos. Mastigar bem e comer devagar também são recomendações que não devem ser esquecidas, mesmo nas festas”, alerta a nutricionista.

“Jaquei”. E agora?

Se você não conseguir seguir essas recomendações, a única solução é tentar voltar à rotina alimentar correta. “Após um dia de exageros alimentares e também excesso de bebidas alcoólicas, nosso corpo tende a reter líquidos. Por isso, no dia seguinte, é importante abusar de líquidos como água, sucos e chás, que possuem efeito diurético. Esses comportamentos são estressantes para o nosso organismo, por isso, incluir frutas e verduras, que são fonte de nutrientes e compostos com ação antioxidante, pode auxiliar na recuperação”, afirma Tanara Ferreira.

Mas tudo isso deve ser feito de forma bastante tranquila, sem culpas. “Após um exagero alimentar, o importante é saber retornar para a rotina alimentar saudável. Sem punições e, principalmente, sem comportamentos compensatórios e restritivos. A alimentação deve ser balanceada, com a inclusão de todos os alimentos saudáveis e que são importantes para o funcionamento normal do organismo”, reforça a especialista.

Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Em Sergipe, foram estabelecidos 59 locais de aplicação e 1.114 salas
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Serão disponibilizadas 9.833 doses de vacina para crianças entre 10 e 14 anos
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Entenda os principais motivos por trás do retorno da dengue e as ações necessárias
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Crime ocorreu na noite desta terça (30). Motivação seria rixa entre vítima e suspeito
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo
Chaveiro, sapateiro e feirante ainda ocupam espaço no mercado de trabalho atual

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado