Saiba como observar o raro "cometa verde" de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Ciência
Saiba como observar o raro "cometa verde" de Sergipe
Especialista explica que, devido à lua cheia, será difícil ver o astro a olho nu
Cotidiano | Por Emerson Esteves 02/02/2023 20h00


 

O que os neandertais e a música “O segundo sol”, escrita por Nando Reis e embalada pela voz de Cássia Eller, têm em comum? Numa primeira olhada, a pergunta parece até não ter sentido, mas pode-se dizer que ambos possuem uma relação direta com os cometas. 

Calma, o F5 News te explica. O hit de 1997 fala sobre as subjetividades que envolvem a fé. Às vezes, algumas coisas simplesmente não têm explicação, e a canção usa metáforas com o espaço para passar essa mensagem, como no trecho “que eu fui lá fora e vi dois Sóis num dia” e principalmente no refrão:

“Quando o segundo Sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam se tratar
De um outro cometa”

Há dois anos, um novo cometa foi avistado por três equipes de astrônomos. Depois de análises, eles perceberam que o astro era de fato um cometa, e não um meteoro ou um asteroide, por exemplo. Isso porque os cometas possuem “coma”, uma espécie de cauda.

O Cometa C/2022, que vem sendo chamado de Cometa Verde por emitir uma luz esverdeada, pôde ser visto na imensidão do céu, inclusive do hemisfério sul e, precisamente, de Sergipe, desde a quarta-feira (1º). 

E sabe qual foi a última vez que esse cometa se aproximou da Terra? Há mais de 50 mil anos, na época em que os neandertais ainda caminhavam no solo do nosso planeta. Entendeu agora a conexão da primeira pergunta dessa matéria? 

Como visualizar o cometa de Sergipe
É bom não ser tão otimista. Embora essa seja a maior aproximação do Cometa com a Terra em mais de 50 mil anos, sua visualização para nós muito provavelmente não será tão clara a olho nu. Foi o que explicou ao F5 News Diogo Solto, professor de Astrofísica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

“O que sabemos é que o cometa será muito difícil de ser observado a olho nu. Só poderá ser visto em um céu com baixa poluição luminosa (mais afastado dos centros urbanos) e a partir do dia 3 ou 5 aqui em Sergipe”, afirmou ao portal.

O especialista aponta que a lua cheia, que estará presente nos próximos dias, dificultará a observação do objeto a olho nu, mas será possível observá-lo com auxílio de alguns instrumentos. “Uma alternativa é usar binóculos para a observação, aí seria mais provável conseguir vê-lo”, afirmou.

O passo a passo de observação para cometas é parecido com o de demais objetos de céu profundo: tente encontrar os pontos mais escuros no céu e use um telescópio ou um par de binóculos para obter uma imagem melhor. 

Caso não seja possível, o recurso de ferramentas de localização espacial são indicadas para quem não tem tanta familiaridade com o espaço. Plataformas como “Star Walk 2” e o “Sky Tonight”, que podem ser encontrados em lojas de aplicativos para smartphones, podem auxiliar a observação do Cometa principalmente em cidades poluídas pela luz e pela imprevisibilidade do tempo. 

No caso do “Sky Tonight”, basta tocar no ícone de lupa na parte inferior da tela e buscar por “C/2022 E3 (ZTF)” na barra de pesquisa. Depois, é só clicar no ícone correspondente ao lado do nome e o aplicativo mostrará a posição atual do cometa. Agora basta apontar o dispositivo para o céu e seguir a seta branca para encontrá-lo. 

Dicas básicas para tentar acompanhar a passagem do Cometa de Sergipe: 

- Se possível, se afaste dos centros urbanos muito luminosos;
- Utilize algum aparelho para auxiliar a observação como binóculo ou telescópio;
- Faça uso de aplicativos de localização espacial para acompanhar a trajetória do cometa;

Pesquisas apontam que é possível que o Cometa não passe nunca mais pela Terra, porque o objeto segue uma trajetória aberta e imprevisível, correndo o risco de nunca retornar ao interior do nosso Sistema Solar.

Vale a tentativa para observar um astro tão raro.

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado