Saiba como ter uma alimentação adequada com altas temperaturas em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Saiba como ter uma alimentação adequada com altas temperaturas em Sergipe
Nutricionista explica quais são os alimentos que devem ser evitados nesta época
Cotidiano | Por F5 News 12/11/2023 10h00 - Atualizado em 12/11/2023 13h37


Em Sergipe, as altas temperaturas e o tempo abafado têm uma predominância em quase todo o ano, mas durante as estações mais quentes, primavera e verão, as pessoas estão propícias a sentirem o impacto do calor. 

E, para aproveitar o clima que coincide com as férias escolares, os destinos principais para os sergipanos são as praias, rios e piscinas. Sendo que, juntando as férias, altas temperaturas e diversão, muitas pessoas não seguem uma rotina correta para alimentação e hidratação durante o dia. 

Com isso, para evitar os efeitos do calor, como o cansaço, tontura e náuseas, a alimentação adequada e saudável torna-se uma grande aliada.

A nutricionista Daniele Brandão orienta sobre esses cuidados. "Além da própria hidratação,  sendo que cada pessoa tem a sua quantidade de água para ingerir durante o dia - é possível saber partir de um cálculo básico como: 35 X peso atual = resultado -, ainda se faz necessário as boas escolhas alimentares. É bom optar por frutas com alto teor de água, melancia, melão e abacaxi, além das saladas cruas que ajudam na questão de sabor e refrescância", disse ao F5 News.

Assim como há os alimentos que são essenciais, Daniele aponta aquelas que não são recomendados. “Devem ser evitados alimentos com preparação gordurosa, tais como feijoada, maioneses, carnes gordurosas, frituras em geral, entre outros. Ainda mais se forem acompanhados por bebida alcoólica, já que o álcool altera o controle da liberação da bile (importante na digestão de gordura)”, informou ao portal.

“O excesso de álcool pode ser altamente diurético, já que acelera a desidratação natural do nosso corpo e fica mais intenso de acordo com a temperatura do dia. Por isso, é importante fazer a ingestão de água ao ingerir bebidas alcoólicas”, complementa a nutricionista. 

O risco de intoxicação alimentar aumenta durante o verão, sendo assim, além de uma alimentação saudável, os cuidados para quem vai à praia também são destacados por Daniele Brandão. 

“É bom optar sempre por produtos que passaram por refrigeração, como os picolés da fruta que já são embalados e refrigerados, milho - sem a adição de manteiga. Já para evitar a contaminação, o ideal é levar o próprio petisco para a praia em isopor ou térmica. Além de econômico, é possível saber a procedência”, orienta. 

Dicas de receitas fáceis para as altas temperaturas, confira:

Picolé tropical
2 xícaras de abacaxi;
1 banana congelada;
100 ml de água de coco;
Whey (opcional).

Colocar em forminhas e levar ao freezer.
 
Picolé de manga, maracujá e gengibre
100ml de leite em pó;
60ml de água morna;
200g de manga madura;
100ml de polpa de maracujá;
Gengibre.

Colocar em forminhas e levar ao freezer.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Marcos Santos/USP
12/05/2024  14h19 Homem é preso por violência doméstica e cárcere privado em Itabaiana
 Igor Matias
12/05/2024  13h00 Mães são fortalecidas por meio de ações do Governo de Sergipe
Ascom/Emdagro
12/05/2024  12h00 Produção de queijo em Sergipe cresce com Selo de Inspeção Estadual
PMSE/Reprodução
12/05/2024  10h53 Suspeito tenta fugir da blitz, mas acaba preso com cocaína e dinheiro
Ilustrativo/Freepik
12/05/2024  06h30 Celebrando o amor materno à distância: a tecnologia como ponte no Dia das Mães

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado